SeMOB recebe comissão do Sindicato dos Guardadores de Carro de Belém

Na foto:  Ronyvaldo Souza Andrade  e do Superintendente da Semob, Gilberto Barbosa
Na foto: Ronyvaldo Souza Andrade e do Superintendente da Semob, Gilberto Barbosa

O titular da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SeMOB), Gilberto Barbosa, recebeu na tarde desta segunda-feira, 13, uma comissão do Sindicato dos Guardadores de Carro de Belém. Na pauta, alguns esclarecimentos sobre demandas que foram levantadas pela categoria em manifestações realizadas nos meses de novembro e dezembro do ano passado, em Belém.
Naquelas duas oportunidades, os guardadores de carro reclamavam de uma suposta instalação de um projeto de estacionamento rotativo, popularmente conhecido como “zona azul”, sem o diálogo com a categoria que trabalha diretamente no segmento. E já no início da reunião, o superintendente da SeMOB informou que não está tramitando no órgão nenhum projeto de mobilidade que preveja estacionamento rotativo em nenhum ponto de Belém.
“Não tramita nenhum projeto desse tipo na SeMOB. O que havia, inclusive, nós mandamos arquivar, assim que assumimos, porque depois de iniciados os estudos eles apresentaram problemas técnicos de diversas ordens. E isso tudo foi informado ao Ministério Público, que é o órgão fiscalizador e que pediu informações sobre esses projetos”, detalhou Gilberto Barbosa, destacando, inclusive, que se o projeto tivesse avançado seria fundamental ouvir a categoria ainda na fase de elaboração.
“Um projeto desse tipo não envolve só sinalização, nem só são atores disso os guardadores de carro. É preciso ouvir a população, os comerciantes das áreas envolvidas, pedestres, ciclistas, condutores, tem que ouvir quem trabalha com a parte ambiental também. Se houvesse algo em andamento, seria preciso ouvir a população em uma grande audiência pública e fazer na sequência uma grande consulta pública. Sem dúvida, não faríamos um projeto sobre estacionamento rotativo sem ouvir a todos”, garantiu Gilberto Barbosa.
Ronyvaldo Souza de Andrade, presidente do Sindicato dos Guardadores de Carro de Belém, informou que as manifestações foram provocadas por essa informação equivocada que chegou à categoria.
Esclarecidos os fatos, Andrade deixou aberto um convite para que o superintendente da SeMOB participe de uma assembleia a ser convocada pelo sindicato, para levar a informação detalhada aos demais membros da categoria. E ainda avisou que vai aproveitar o canal de diálogo aberto pela Prefeitura de Belém, via SeMOB, para apresentar novas demandas dos guardadores de carro.
“O estacionamento rotativo é positivo, porque o carro parado por muito tempo em área comercial não é positivo para o comerciante, nem para o usuário que quer estacionar ali também. E é uma oportunidade dos guardadores serem transformados em microempreendedores individuais, trabalhando com a venda dos talonários. Vamos aproveitar que não há nada nesse sentido e apresentar esse projeto, e também aproveitar para levar à SeMOB outras demandas da categoria, de vias que podem ter o estacionamento público otimizado para atender a mais pessoas”, disse Ronyvaldo, que participou da reunião acompanhado por Dário Mendes Macêdo e Edivaldo dos Santos Gonzaga, membros de uma comissão formada no sindicato.
Gilberto Barbosa também aproveitou o encontro para solicitar aos representantes da categoria que façam uma campanha interna de conscientização entre os membros para que orientem os condutores a estacionar de forma correta na via, respeitando a sinalização e sem utilizar as calçadas para esse fim, não só por ser uma infração de trânsito, mas também por respeito aos demais cidadãos.
“Todo mundo tem o direito de ir e vir, e Belém está ficando uma cidade envelhecida. Então, não podemos aceitar veículos nas calçadas, atrapalhando os pedestres e dificultando ainda mais a locomoção de idosos e pessoas com deficiência. Estamos abertos a receber as sugestões da categoria dos guardadores e atender o que for possível, ou mesmo explicar tecnicamente o que não é possível atender, mas também contamos com a colaboração para que eles sempre alertem os condutores a seguirem as regras ao estacionar”, finalizou o superintendente da SeMOB.
Texto: Esperança Bessa
Fotos: Alessandra Serrão NID/Comus