O Dia Mundial em Memória às Vítimas de Trânsito, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) para o terceiro domingo de novembro, foi celebrado no último dia 20 em Belém com uma caminhada, iniciada na praia do Cruzeiro e com encerramento na Praça Matriz de Icoaraci, para alertar sobre as consequências dos acidentes de trânsito que ceifam vidas e causam sequelas todos os anos em milhares de pessoas.
A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SeMOB) marcou presença no evento participando das ações educativas com arte-educadores, distribuição de material educativo e com abordagem de conscientização de motoristas. Além da SeMOB, participaram da caminhada órgãos e entidades da sociedade civil como Detran/PA, Movida, OAB-Pará, Hospital Metropolitano, entre outros.
Ao final da passeata foram entregues aos apoiadores do evento placas alusivas ao evento, dentre os quais a SeMOB, que recebeu duas delas referentes aos serviços prestados à sociedade pelos setores de Fiscalização e Educação para o Trânsito. Segundo Manoel Pinheiro, técnico em educação e segurança para o trânsito da SeMOB, desde 2011 o órgão participa das ações educativas e caminhada em alusão à data. “Precisamos salvar vidas no trânsito. Toda ação nesse sentido sempre é bem-vinda”, pontuou.
Apoio
A SeMOB também foi homenageada pela Polícia Militar do Pará, em cerimônia realizada no dia 8 de novembro, por seu apoio à 46ª Corrida Cel. Fontoura.
Na ocasião, o diretor de Trânsito, Marcos Chagas, recebeu em nome do órgão medalha e estatueta que representam a gratidão da PM/PA pelo apoio ao evento.
Texto: Paulo Hélio
Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SEMOB)