Para orientar e garantir a segurança de quem trafega pela avenida Almirante Barroso, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (SeMOB), fará uma sinalização complementar chamando a atenção de pedestres e ciclistas sobre as práticas seguras de travessia e tráfego pela via. Além disso, os agentes de trânsito ciclistas reforçam a orientação de quem circula pela área apoiados por motoviaturas da Guarda Municipal de Belém e pelos doze agentes de trânsito que já atuam de forma fixa nos pontos estratégicos da via.
“É sempre bom reforçar para os cidadãos a importância das atitudes seguras no trânsito. A sinalização, por exemplo, é um alerta que deve ser levado em conta na hora de tomar uma decisão. Transitar nas ciclovias, atravessar na faixa de pedestres e jamais circular pela faixa expressa do BRT é ter um comportamento seguro e responsável, que demonstra zelo pela sua vida e do outro. Esse é o caminho”, explicou a superintendente da SeMOB, Maísa Tobias.
Os agentes de trânsito ciclistas são uma inovação implantada na capital desde julho deste ano. Eles ajudam nas operações de fiscalização e orientação, principalmente na avenida Almirante Barroso, mas também ficam de prontidão para chegar mais rápido em ocorrências nos arredores, como as ruas transversais, além das avenidas João Paulo II, que possui ciclofaixa, e Rômulo Maiorana.
Na manhã desta quarta-feira, 12, por exemplo, os agentes estiveram no cruzamento das avenidas Tavares Bastos e Almirante Barroso, orientando os ciclistas quanto as rotas seguras de tráfego após o fim da ciclovia na avenida.
“Aqui, o ciclista tem duas opções seguras: ou ele desce da bicicleta e segue na calçada compartilhada rumo à BR-316 ou segue pela ciclofaixa das avenidas Tavares Bastos e Pedro Álvares Cabral rumo à Augusto Montenegro. Quem zela pela sua segurança usa essas alternativas e jamais trafega pela pista expressa”, ressaltou a agente de trânsito ciclista Priscila Chagas.
O pedreiro Jaime Antônio foi abordado pela equipe trafegando na via expressa e recebeu as orientações adequadas para sua segurança. “Agora que já sei o correto não vou mais circular por onde corro riscos, por mim e pela minha família”, disse.
Além de atuarem na fiscalização, diariamente, os agentes também dão apoio em ações educativas, buscando coibir comportamentos de filas duplas, estacionamento irregular ou em garagens, além de qualquer ocorrência principalmente na avenida Almirante Barroso.
Texto: Nathalia Petta
Foto: João Gomes / COMUS
Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SEMOB)