Em decorrência do ano eleitoral de 2024, bem como a Lei Federal nº 9.504/1997, que estabelece normas gerais para eleições e determina as condutas vedadas aos agentes públicos, configurando algumas condutas como abuso de poder, bem como a infringência ao art. 37, §1º da Constituição Federal, as notícias deste site estão desabilitadas até o fim do período eleitoral.

SeMOB registra diminuição na demanda para Cotijuba e Combu

No último fim de semana de férias, o fluxo de passageiros do transporte hidroviário registrou uma queda em relação ao anterior, de acordo com dados da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SeMOB).

No trapiche de Icoaraci a diminuição na demanda foi de 15% neste sábado, 31 de julho, e domingo, 1º, em comparação à semana passada, com um total de 3.185 passageiros transportados na travessia Icoaraci/Cotijuba/Icoaraci. No Terminal Hidroviário Ruy Barata a queda foi de 6% no mesmo período, com 4.400 pessoas realizando a travessia para a ilha do Combu.

Neste quinto fim de semana de julho, a linha Icoaraci-Cotijuba realizou 12 viagens em ambos os sentidos, sendo que quatro destas viagens foram extras. Além do navio Lady Liria, a linha contou com o apoio do navio Otávio Oliva, cuja capacidade é de 600 passageiros.

Já no terminal Ruy Barata, localizado na Praça Princesa Isabel, a travessia para a ilha do Combu foi feita no fim de semana por 35 lanchas de cooperativas de barqueiros, sempre no horário de 9 horas da manhã às 20 horas da noite.

Dentro da operação Verão da Gente, que a Prefeitura de Belém desenvolve nos distritos em julho, a Diretoria de Transporte (DTP) da SeMOB deu continuidade às ações de fiscalização e orientação, sobre regras sanitárias recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em relação à Covid-19. Foram feitas 106 abordagens neste fim de semana, com a orientação sobre o uso de máscaras e o distanciamento físico.

Todas as embarcações foram vistoriadas na saída pela Capitania dos Portos para assegurar que estavam respeitando o limite de passageiros, disponibilizando coletes salva-vidas e observando as demais medidas de segurança navais.

Mosqueiro e Outeiro – No transporte urbano rodoviário, a SeMOB manteve o esquema de reforço das linhas de ônibus que se deslocam para Outeiro e Mosqueiro de sexta a domingo de julho.

A linha Mosqueiro-São Brás, com operação programada de 36 ônibus, contou no sábado, 31 de julho, com 41 ônibus que realizaram 95 viagens e no domingo, 1º, foram 39 veículos que fizeram 91 viagens no mesmo período. Neste fim de semana manteve-se a circulação dos 11 veículos das linhas interna de Mosqueiro, que compõe o serviço de transporte complementar.

Inaugurada pela SeMOB neste mês de julho, a linha Outeiro/Brasília – São Brás tinha programada uma frota de 33 veículos para atender à demanda neste quinto fim de semana de julho. No sábado, a frota contou com 37 ônibus fazendo 129 viagens e no domingo com 47 veículos que realizaram 146 viagens.

Os agentes de transporte da SeMOB também deram continuidade à fiscalização do serviço prestado, identificando e ajustando qualquer problema ou irregularidades na operação das linhas de ônibus. Além das rondas de fiscalização, a SeMOB realizou o monitoramento do serviço de transporte coletivo em três pontos fixos: São Brás, Outeiro e Mosqueiro.

Texto: Leonardo Fernandes

Redes Sociais