Em decorrência do ano eleitoral de 2024, bem como a Lei Federal nº 9.504/1997, que estabelece normas gerais para eleições e determina as condutas vedadas aos agentes públicos, configurando algumas condutas como abuso de poder, bem como a infringência ao art. 37, §1º da Constituição Federal, as notícias deste site estão desabilitadas até o fim do período eleitoral.

Serviço de transporte escolar é fiscalizado pela SeMOB

c10851c4-44b8-4408-8f78-06df9c747d36Após o encerramento do período para cadastro dos motoristas que trabalham com o transporte escolar em Belém, ocorrido no final do mês de março, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (SeMOB) vem intensificando a fiscalização dos operadores deste serviço. Atualmente, existem 47 veículos cadastrados para que operem de forma regulamentada no município.
Para assegurar que o transporte oferecido aos estudantes ocorra de forma segura, a SeMOB está realizando várias operações de fiscalização de forma integrada com a Guarda Municipal de Belém (GMB). A mais recente ocorreu na manhã desta segunda-feira, 8, na avenida Pedro Álvares Cabral. Entre os quesitos fiscalizados estiveram a licença para exploração do serviço, além das condições de trafegabilidade dos veículos.
“A SeMOB disponibiliza para consulta pública a lista de veículos devidamente cadastrados para que pais e responsáveis dos estudantes tenham conhecimento da procedência das pessoas que estão transportando os alunos. Para que o serviço seja realizado de forma regulamentada, o profissional deve atender a uma série de requisitos previstos pelo regulamento. Além de se atender aos requisitos no ato do cadastro, o profissional deve assumir o compromisso de manter a qualidade do transporte, afinal estamos falando da segurança dos estudantes”, frisou a diretora de transporte da SeMOB, Evany Alves.
Padrões – O motorista João Sérgio Magalhães atua com o transporte escolar há pelo menos 15 anos. À primeira vista, o veículo estava dentro dos padrões previstos pelo regulamento, mas ao ser abordado pelos fiscais da SeMOB, foram constatadas irregularidades como pneu careca e a falta de um auxiliar. Por isso o condutor foi notificado para proceder com as correções.
Mesmo assim, o motorista achou a operação necessária. “Fui chamado à atenção por precisar corrigir algumas irregularidades pontuais, mas concordo com a fiscalização. Dessa forma coibi a concorrência desleal de quem não procurou se regulamentar com a SeMOB”, disse.
Ao final da operação, um veículo foi removido para o pátio de retenção da SeMOB por realizar o transporte irregular de passageiros e o motorista infrator deverá realizar os procedimentos previstos em lei para fazer a retirada.
A lista contendo o transporte escolar autorizado pela administração municipal está disponível no site http://www.belem.pa.gov.br/semob
Agência Belém – Você ficou com alguma dúvida ou tem sugestões para enviar à Agência Belém? Entre em contato conosco pelo nosso canal de divulgação das principais ações do município pelo número (91) 98027-0629. Aguardamos sua mensagem.
Texto:

Ricardo Miranda

Redes Sociais