Serviços itinerantes de emissão do Passe Fácil levam cidadania ao distrito de Mosqueiro

Os usuários do transporte público de Mosqueiro receberam, mais uma vez, os serviços de emissão dos cartões Passe Fácil, oferecidos pela Prefeitura de Belém, por meio da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob). Neste sábado, 26, a autarquia, pela nona vez, disponibilizou os serviços itinerantes, por solicitação dos moradores do distrito.

A ação ocorreu nas dependências da Escola Municipal prof° Remígio Fernandez, no bairro Maracajá, no horário de 8 às 13 horas, sob a coordenação da Coordenadoria de Atendimento ao Usuário (Coau), em parceria com o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belém (Setransbel).

Foram realizados 141 serviços de emissão de meia-passagem (1ª e 2ª vias), cartões Senior (1ª e 2ª vias), Especial (agendamento de 1ª via e 2ª via), além da credencial de vaga para idoso e pessoa com deficiência (PCD).

Demanda

“Ainda havia alunos perguntando nas escolas quando teria ação para meia-passagem. Ficamos sabendo dessa demanda, pela direção da escola”, explicou Patrícia Ellen da Conceição, coordenadora da Coau. E a população marcou presença e aproveitou a folga no sábado para solicitar a meia-passagem, bem perto de casa.

As donas de casa Simeres e Juliana aprovaram a ação. Aproveitaram o sábado para solicitar a carteirinha estudantil dos filhos. “A meia-passagem significa mais economia no orçamento”, disse Simeres, que ainda fez agendamento de 1ª via ao cartão Especial. Juliana completou que as crianças também precisam se deslocar de ônibus para atividades extraescolares.

Cidadania

Para a coordenadora da Coau, as ações descentralizadas e itinerante da Semob buscam promover a cidadania, atender às necessidades dos usuários facilitando o acesso aos benefícios ( meia passagem, gratuidades e as credenciais de idoso e PCD para vagas de estacionamento) no local de domicílio. “Contribuindo, assim, para redução de gastos no orçamento familiar”, pontuou. A entrega dos cartões e credenciais será feita no dia 27 de dezembro, no posto do mercado São Brás.

Atendimentos

Ao todo, foram 141 atendimentos feitos pela Semob. Deste total, foram 68 pedidos de emissão de carteira de meia-passagem (1ª e 2ª vias); nove pedidos para o cartão Sênior (1ª e 2ª vias); 12 requisições de agendamento para 1ª via do cartão Especial e duas credenciais de vaga para estacionamento (Idoso e PCD) solicitadas, além de 35 pedidos de informação em geral.

Texto: Rosangela Gusmão

Foto: Ascom/Semob