Servidores da Semob tiram dúvidas sobre a previdência do município

• Atualizado há 2 anos ago

A Prefeitura de Belém, por meio do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Belém (IPMB), realizou, nesta terça-feira, 14, mais uma programação do projeto A Previdência É Nossa. Desta vez, servidores efetivos da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) reuniram-se, na sede do órgão municipal, para receber orientações e esclarecer dúvidas sobre o Regime Próprio de Previdência Social (RPPS).

Foi o oitavo encontro do projeto, iniciado em abril deste ano e que será levado a todas as secretarias, fundações e autarquias municipais de Belém. A equipe responsável pelo projeto foi recepcionada pela titular da Semob, Ana Valéria Borges.

Após a abertura do evento, realizada pela presidente do Instituto, Edna D’Araújo, as palestras foram ministradas inicialmente pela procuradora-chefe da entidade previdenciária, Valeria Fidéllis, que apresentou informações sobre a história do IPMB.

Em seguida, a presidente Edna D’Araújo mostrou aos servidores da Semob os números da Previdência Municipal referentes às despesas com folha de pagamento de aposentados e pensionistas, arrecadação para pagamento das aposentadorias e pensões, aporte financeiro do ente municipal, quantitativo de segurados, entre outros dados.

Democratizar informações – Ao final das palestras, foi apresentado um vídeo sobre o aplicativo de celular Meu RPPS, que disponibiliza diversos serviços, como a simulação de aposentadoria, aos servidores efetivos, e prova de vida aos aposentados e pensionistas, entre outros.

“Esse projeto se presta a democratizar as informações do IPMB e levar o servidor efetivo a se apoderar da nossa Previdência. Eu mesma, enquanto servidora do Instituto, não tinha toda essa dimensão sobre as contas da previdência municipal até assumir a presidência”, destacou Edna D’Araújo.

A titular da Semob elogiou a iniciativa do IPMB. “Esse projeto merece todos os aplausos, porque possibilita a democratização do acesso do servidor às informações da Previdência e, a partir disso, o servidor vai poder pensar e prospectar seu futuro”, ressaltou Ana Valeria Borges.

Dúvidas – As orientações repassadas ajudaram a agente de trânsito Monica Souza, servidora efetiva da Semob há 21 anos, a esclarecer dúvidas, em especial, com relação às certidões de averbação de seu tempo de serviço referentes a empregos anteriores ao município. “O projeto tem que continuar para levar mais esclarecimentos aos servidores efetivos”, destaca.

Texto: Walrimar Santos

Foto: Ascom/IPMB

Veja também