Servidores do órgão de trânsito da Prefeitura de Belém são selecionados para curso na Senatran

• Atualizado há 2 anos ago

A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) foi o único órgão de trânsito municipal da região Norte a ter servidores selecionados para participar do curso de Aperfeiçoamento de Agentes de Trânsito, ofertado pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).

Segundo a diretora-superintendente, Ana Valéria Borges, além da Semob, somente o Departamento de Trânsito do Pará (Detran-PA) contará com representantes na capacitação.

A Senatran ofertou 105 vagas a todos os estados brasileiros, a profissionais que executem as atividades de fiscalização, operação, policiamento ostensivo de trânsito ou patrulhamento nos órgãos integrantes do Sistema Nacional de Trânsito (SNT). A capacitação será realizada pela primeira vez. 

O curso vai ocorrer no período de 8 a 18 de novembro de 2022, nas instalações da Universidade Corporativa da Polícia Rodoviária Federal (UniPRF), em Florianópolis (SC), com carga horária de 72 horas.

Agentes multiplicadores – Os agentes Elias Jardim, Gerlandson Oliveira e Isaias Reis foram selecionados para participar do curso de aperfeiçoamento.

A expectativa é que, posteriormente, os servidores da Semob possam assumir o papel de agentes multiplicadores, não só no âmbito da autarquia, mas direcionados a agentes de trânsitos de outros municipais, por meio de cursos de capacitação. “Essa interação é muito importante com agentes de outros municípios”, comentou Elias Jardim.

Além da estrutura curricular, dos assuntos abordados na capacitação, os agentes destacam que o curso vai ser uma experiência muito importante, principalmente diante da possibilidade de conhecer outras experiências e realidades de municípios de todas as regiões do país. “Experiências que vamos trazer para Belém e difundi-las”, declarou Elias Jardim.

Módulos – A resolução da Senatran definiu a periodicidade de realização do curso, a ocorrer a cada três anos, e os módulos de atualização. Ao todo, são nove módulos.

“Podemos destacar o módulo que vai tratar da legislação de trânsito aplicada, com a atualização normativa pertinente à área de fiscalização “, comentou o agente Gerlandson Oliveira.

Há, ainda, o módulo Ética e Cidadania, que vai tratar da ética profissional, cidadania e trânsito; e o módulo Operação e fiscalização de trânsito, que vai tratar da técnica de abordagem, operação, fiscalização e integração com a engenharia de tráfego.

Texto:

Rosangela Gusmao

Veja também