Em decorrência do ano eleitoral de 2024, bem como a Lei Federal nº 9.504/1997, que estabelece normas gerais para eleições e determina as condutas vedadas aos agentes públicos, configurando algumas condutas como abuso de poder, bem como a infringência ao art. 37, §1º da Constituição Federal, as notícias deste site estão desabilitadas até o fim do período eleitoral.

Sistema BRT Belém amplia horário de funcionamento aos sábados

4b8d7924-837a-48c9-b843-692da111e675A partir deste sábado, 26, o Sistema BRT Belém estende seu horário de funcionamento. A última viagem do ônibus articulado, que desde a retomada do sistema, em agosto, aos sábados saía do Terminal Maracacuera ao meio-dia, agora passa a sair às 20h, com previsão de fechamento de terminais e estações até às 21h30. O início do serviço se mantém o mesmo, às 6h.
Com a mudança, o atendimento dos usuários aos sábados se iguala ao horário adotado de segunda a sexta e, com a ampliação, a integração com a linha Paracuri I – Presidente Vargas, iniciado no último dia 24, também ganha horário estendido aos sábados dentro do Terminal Maracacuera. No domingo o sistema continua fechado.
O Sistema BRT Belém mantém em serviço dez ônibus articulados BRT fazendo a linha Maracacuera-São Brás, com operação segregada pelas canaletas das avenidas Almirante Barroso e Augusto Montenegro, e utilização de terminais e estações para operação de embarque e desembarque de passageiros. Fazem parte do sistema também as linhas integradoras Paricás, Itaiteua e Fama/Maracacuera, Paracuri I – Presidente Vargas (que também integra no Maracacuera), assim como a linha Canarinho/Tapanã, que integra no Terminal Tapanã. As linhas integradoras fazem o desembarque de passageiros para integração e depois seguem até o itinerário final em São Brás (nas linhas convencionais que integram no Maracacuera), Presidente Vargas (especificamente na linha Paracuri I – Presidente Vargas) e Ver-o-Peso (na linha que integra no Tapanã).
Quem optar por fazer a integração entre as linhas integradoras e BRT pagando uma única passagem deve fazer uso das paradas cobertas externas aos terminais Maracacuera e Tapanã para embarcar ou desembarcar do convencional, e então entrar nos terminais para acessar os ônibus articulados BRT ou a linha Paracuri I – Presidente Vargas (no Maracacuera), que utiliza veículos de modelo padron, com porta dos dois lados. Para esse direito, é obrigatório o uso de uma das modalidades de cartão válido no sistema de transporte público de Belém – Vale Transporte Digital, Passe Fácil Estudantil, Passe Fácil Sênior (idoso), Passe Fácil Especial (PCD) e Cartão Expresso. Quem não possuir nenhum tipo de cartão pode adquirir um exemplar do Cartão Expresso nos terminais e estações e carregá-lo com quantas passagens desejar.
Texto: Esperança Bessa

Redes Sociais