Em decorrência do ano eleitoral de 2024, bem como a Lei Federal nº 9.504/1997, que estabelece normas gerais para eleições e determina as condutas vedadas aos agentes públicos, configurando algumas condutas como abuso de poder, bem como a infringência ao art. 37, §1º da Constituição Federal, as notícias deste site estão desabilitadas até o fim do período eleitoral.

Taxistas de Belém devem realizar o cadastramento até o dia 1º de junho

Reunião conselho municipal de transporteUm último prazo foi estabelecido para os taxistas que ainda não realizaram o recadastramento obrigatório na Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob). Os 1.253 taxistas que ainda não realizaram a obrigação administrativa tem até o próximo dia 1º de junho para fazê-lo e quem não realizar o cadastro corre o risco de perder a sua autorização.

Desde o último dia 25 de fevereiro os taxistas foram convocados para realizar este cadastro que é 100% online e feito pela internet através do endereço (http://www.belem.pa.gov.br/recadastramento-taxi/).

“Diante do expressivo número de taxistas que não realizaram o cadastro e, tendo em vista que muitos deles já haviam protocolado na Semob um pedido de extensão desse prazo, resolvemos prorroga-lo e dar a chance para quem não conseguiu realizar”, explica a diretora de transporte da Semob, Evany Alves.

Na ocasião do encerramento do primeiro prazo, 4.151 taxistas de Belém tinham efetuado o cadastro que, nesta etapa, estava aberto para os taxistas que atuam como Pessoa Física. Para os que operam em regime de Pessoa Jurídica, o cadastramento será realizado assim que finalizada essa etapa com os autorizatários de pessoa física.

O cadastro é de simples preenchimento de informações, não é necessária a postagem de nenhum documento, apenas inclusão de dados como a identificação do taxista, do seu veículo e, se possuir, dos auxiliares. Quando o cadastro é finalizado corretamente, o taxista recebe o número de protocolo que garante que ele cumpriu com a sua obrigação.

“Após essa etapa, os taxistas irão trazer os documentos que serão conferidos e digitalizados para compor o nosso banco de dados”, ressalta o assessor superior da Chefia de Divisão de Cadastro e Credenciamento, Paulo Lima.

Todo o recadastramento está sendo feito em parceria com as associações de classe da categoria e, caso o taxista não tenha acesso a internet, pode procurar as entidades para, via web, preencher o formulário.

Texto: Nathalia Petta
Foto: Uchôa Silva/Comus
Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SEMOB)

Redes Sociais