Taxistas de Belém têm mais 7 dias para realizar cadastramento obrigatório

• Atualizado há 10 anos ago

Sem DescriçãoOs taxistas que ainda não realizaram o recadastramento obrigatório, que iniciou no último dia 25 de fevereiro, tem até o dia 1º de maio para cumprir sua obrigação administrativa. A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) estendeu o prazo para que todos os taxistas da capital paraense possam preencher o formulário, que está disponível na internet através do endereço (http://www.belem.pa.gov.br/recadastramento-taxi/).

“Já temos uma média de quatro mil formulários preenchidos, mas adiamos o fim do processo de cadastramento, para que todos os mais de cinco mil taxistas de Belém possam participar. Quem não realizar o cadastro estará sujeito a procedimento administrativo e até cassação da autorização que permite a operação do serviço.”, explica o assessor superior da Chefia de Divisão de Cadastro e Credenciamento, Paulo Lima.

A convocação é geral e se estende a todos que possuem a autorização para operar o serviço na capital. Nesta etapa, apenas os taxistas que atuam como pessoa física devem obrigatoriamente realizar o cadastro, que é de simples preenchimento de informações.

“Nosso objetivo é avaliar a frota que opera o transporte individual de passageiros e também atualizar os dados dos taxistas de Belém”, explica o diretor geral da Semob, Gilberto Barbosa.

O formulário é simples e o autorizatário vai informar dados referentes à identificação dele, do seu veículo e, se possuir, dos auxiliares. Após essa etapa, os taxistas serão chamados para levar à sede da Semob os documentos que serão conferidos e digitalizados para compor o novo banco de dados.

Para os que operam em regime de pessoa jurídica, o processo deve se iniciar em breve, e contemplará uma etapa presencial de apresentação de documentos e, posteriormente, confirmação pela internet. Todo o recadastramento está sendo feito em parceria com as associações de classe da categoria e, caso o taxista não tenha acesso à internet, pode procurar as entidades para, via web, preencher o formulário.

Texto: Nathalia Petta
Foto: Arquivo Comus
Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SEMOB)

Veja também