Técnicos apresentam experiências de cidades que já implantaram o BRT

• Atualizado há 9 anos ago

Prefeito Zenaldo Coutinho---FOTO UCHOA SILVA-COMUS

Com base nas experiências de grandes capitais, técnicos que atuaram na implantação do sistema de Bus Rapid Transporte (BRT) nas cidades do Rio de Janeiro e de Fortaleza visitaram, ontem, 19, as obras do BRT Augusto Montenegro. Eles vieram contribuir com orientações para o início de operação do BRT em Belém. “Viemos compartilhar  nossas experiências para ajudar a evitar erros cometidos lá e contribuir com os aspectos positivos para a experiência de Belém”, afirmou Alexandre Reis, diretor comercial da empresa que instalou o BRT na capital carioca.  

Para Alexandre Reis, o fato de vários órgãos e secretarias estarem trabalhando de forma integrada, junto do consórcio que executa as obras do BRT Augusto Montenegro, já está sendo um grande avanço.  “O BRT revoluciona a vida de uma cidade. E as pessoas ganham qualidade de vida com a velocidade e a redução de tempo de deslocamento, passando a ter mais tempo em casa com a família. Por isso, deve-se pensar, de forma integrada, em cada detalhe antes de colocá-lo em funcionamento”, concluiu.

Durante a visita, os técnicos conheceram as instalações do grande terminal de integração que está sendo construído no Mangueirão, onde funcionará uma Central de Comando e Operação (CCO). Após a vistoria nas obras, os profissionais da prefeitura de Belém ouviram as avaliações dos técnicos e traçaram um ciclo de reuniões para discutir e ajustar os detalhes operacionais do BRT Belém. 

De acordo com o secretário municipal de Urbanismo, Adinaldo Oliveira, uma equipe técnica da prefeitura de Belém também já esteve no Rio de Janeiro para verificar o funcionamento do sistema carioca. “Está sendo um desafio construir o BRT em uma avenida que precisou ser reconstruída. Só de drenagem serão cercqa de 45 mil metros em toda via. Colocá-lo para operar será mais um desafio, e a experiência de quem já operou em um sistema como esse é muito bem vinda”, enfatizou o secretário.

Operação – Com previsão de ser colocado em operação ainda este semestre, o sistema BRT Belém contará com 15 ônibus especiais que circularão, de forma integrada, pelo BRT Almirante Barroso e o Augusto Montenegro.  

O sistema começará a operar pela Av. Almirante Barroso, no trecho entre São Brás e o Entroncamento, com extensão de 5.700 metros e sete pontos de estações. Ao longo da Av. Augusto Montenegro serão mais 11 estações, sendo que três delas, no primeiro trecho, já estão com as bases prontas para receber as estruturas de cobertura. 

Os ônibus do BRT serão operados com auxílio de um sistema informatizado  que contará com serviços de monitoramento por câmera e GPS, além de rede de dados por fibra optica e serviços de comunicação visual e sonora.  

“Precisamos focar nas questões operacionais e definir as atividades e funções de cada envolvido para o bom desempenho do sistema. O BRT tem de cumprir seu papel de ser um transporte rápido e realmente integrador”, disse o prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, durante a reunião operacional.

Texto: Jaqueline Ferreira
Foto: Uchôa Silva/Comus
Secretaria Municipal de Urbanismo (SEURB)

Veja também