Em decorrência do ano eleitoral de 2024, bem como a Lei Federal nº 9.504/1997, que estabelece normas gerais para eleições e determina as condutas vedadas aos agentes públicos, configurando algumas condutas como abuso de poder, bem como a infringência ao art. 37, §1º da Constituição Federal, as notícias deste site estão desabilitadas até o fim do período eleitoral.

Teste com radares na Augusto Montenegro com a Centenário será repetido na próxima semana

????????????????????????????????????????Os radares localizados na esquina das avenidas Augusto Montenegro e Centenário foram aferidos pelo Instituto de Metrologia do Estado do Pará (Imetropará). Uma grande operação coordenada pela Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém-Semob, com apoio de Detran e Guarda Municipal, interrompeu temporariamente o fluxo nas duas vias para que o trabalho fosse feito entre meia-noite e 5h da madrugada desta quarta-feira,28.

Todos os radares verificam velocidade máxima nas vias, de 60km/h, mais avanço de sinal e parada sobre faixa de pedestre. Ao todo, 12 faixas de trânsito foram verificadas, porém em duas delas foram apresentados problemas técnicos no equipamento de medição e será necessário repetir os testes na próxima semana, quando também devem ser aferidos os radares da Almirante Barroso.

“Como são apenas duas faixas, a operação na próxima semana será bem mais simples e rápida”, já avisa Manoel Pinheiro, técnico em segurança no trânsito da Semob. “Os radares só passarão a funcionar quando todos estiverem com laudos positivos do Imetropará autorizando o funcionamento”, completa.

O carro-teste do Imetropará, equipado com tacógrafo, passou em cada uma das faixas monitoradas pelo menos 15 vezes, com velocidades alternadas, entre 30 e 100 km/h, comparando-as aos registros feitos pelos radares. “Os equipamentos já são aferidos e lacrados pelo Inmetro antes de sair da fábrica, mas sabemos que com o transporte de caminhão e o processo de instalação pode haver alguma avaria. Por isso a verificação dos radares é complementar e obrigatória, para dar mais segurança à população. Somente mediante o laudo  baseado na inspeção do Inmetro os equipamentos podem ser liberados para funcionamento”, explica o presidente do Imetropará, Jorge Rezende.

 

Texto: Esperança Bessa
Foto: Carlos Sodré – Agência Pará
Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SEMOB)

Redes Sociais