Trânsito em frente ao porto Açaí é interditado para instalação da cobertura no local

Porto Açaí - Antes e Depois
Porto Açaí – Antes e Depois

Devido a execução do serviço de implantação da estrutura metálica da cobertura do porto Açaí, o trânsito na avenida Bernardo Sayão, entre a rua Fernando Guilhon e a viela Trindade, será interditado, nesta quarta-feira, dia 29, no período das 11h30 até às 14 horas.
A Secretaria Municipal Urbanismo (Seurb), responsavel pela obra, solicitou a interdição, devido ao uso de um guidaste para içar a estrutura até o local e também visando à segurança de pedestres, motoristas e trabalhadores.
A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SeMOB) vai interditar totalmente a via para que os serviços sejam realizados. Agentes da SeMOB estarão no local durante os trabalhos para orientar os condutores. As linhas de ônibus que operam no sentido UFPA-Arsenal de Marinha seguirão pela avenidas Bernardo Sayão, fazendo retorno pelas avenidas Roberto Camelier, Fernando Guilhon, a destino. No sentido contrário, os coletivos seguirão na Bernardo Sayão até à Fernando Guilhon, seguirão para a rua Roberto Camelier e seguirão a destino.
Obras do porto do Açaí entram na reta final
O porto do Açaí, localizado no cruzamento das avenidas Fernando Guilhon e Bernardo Sayão, em frente ao Complexo de Abastecimento do Jurunas,  em breve será um entreposto comercial melhor estruturado após a obra de construção do novo espaço. O porto é o único que funciona 24 horas em Belém e é dele que centenas de famílias tiram o sustento com a comercialização da produção de açaí trazida das ilhas de Belém e alguns municípios próximos.
Os ribeirinhos e comerciantes que atravessam das ilhas com o produto há muito tempo esperavam melhores condições no local e agora vão ganhar uma nova área de comercialização da rasas de açaí. Uma plataforma de 700 metros quadrados foi construída sobre o rio, expandindo a área da feira.
Os feirantes, que há anos trabalham no local, vão ganhar 26 novos boxes padronizados de alvenaria com instalações elétricas e hidráulicas.
Um novo trapiche em concreto também foi construído e um prédio administrativo. O espaço ganhará, ainda, praça de alimentação, área para carga e descarga e banheiros.
De acordo com o diretor de Obras Civis da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), Reinaldo Leite, a obra no porto do Açaí está na reta final, com cerca de 90% das etapas concluídas, faltando apenas a instalação da cobertura.
“Uma cobertura completamente nova será instalada sobre uma estrutura de ferro, que está em fase de conclusão para receber telhas termoacústicas. Também falta concluir acabamentos e pintura nos boxes e do prédio administrativo”, ressalta o diretor de obras.
Reinaldo Leite destaca que o novo porto  terá a capacidade atual duplicada, com a construção da plataforma de comercialização dos produtos que chegam nas embarcações. “A intenção do projeto foi aumentar a capacidade de atendimento para quem trabalha no porto, dando melhores condições de atender à grande demanda do local”, explica o engenheiro.
Comércio – De acordo com dados da Secretaria Municipal de Economia (Secon), o porto do Açaí é um entreposto de grande comercialização do fruto. Anualmente, cerca de 16 milhões de toneladas de açaí in natura que desembarcam de diversas localidades são comercializadas no entreposto.
O espaço conta hoje com 49 permissionários que atuam em 26 barracas e na área aberta do porto, comercializando hortigranjeiro, açaí in natura, farinha, industrializados, lanches, refeições e outros produtos. Além deles, os ribeirinhos, que trazem produtos de outras localidades, também vendem na área livre.
Texto: Esperança Bessa / Jaqueline Ferreira
Fotos: Fernando Sette