Trânsito Livre para o Círio 2020 sofre alterações

1e52a654-8799-4121-9973-cacff553fbaeNo período de 6 a 9 de outubro, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) retoma a distribuição de Trânsito Livre para moradores e profissionais que trabalham em trechos que estarão interditados no período do Círio de Nazaré. Mesmo com a não realização das procissões, a SeMOB, em parceria com os demais órgãos de segurança e a Diretoria da Festa de Nazaré, manterá alguns trechos bloqueados ao trânsito.
Os bloqueios no entorno da Basílica de Nazaré que haviam sido anunciados no mês de setembro sofreram alteração de acordo com o esquema de segurança definitivo previsto para a área. Agora, o trânsito será fechado das 14h de sábado, dia 10, às 13h de domingo, dia 11, apenas nos cruzamentos da Tv. 14 de Março com Av. Gentil Bittencourt, Av Nazaré com Av. Generalíssimo Deodoro e Vila Leopoldina com Av. José Malcher.
Com estes pontos de bloqueio estratégicos ao trânsito, automaticamente a Av. 14 de Março estará sem tráfego de veículos até a Av. José Malcher, e a Av. Nazaré estará sem tráfego até a Rua Alcindo Cacela. Logo, terão direito ao trânsito livre distribuído pela SeMOB os moradores ou profissionais que trabalham nos seguintes trechos: Tv. 14 de Março, da Av. Gentil Bittencourt até a Av. José Malcher; Av. Nazaré, da Av. Generalíssimo Deodoro até a Rua Alcindo Cacela; e na Vila Leopoldina.
A Av. Generalíssimo Deodoro estará com trânsito liberado em toda a sua extensão, e moradores das alamedas José Faciola e Paulo Maranhão poderão acessar as mesmas pela Av. Gentil Bittencourt. Quem precisar acessar um hospital de emergência localizado na Av. Nazaré, entre Av. Generalíssimo e Tv. 14 de Março, terá a passagem liberada pelos agentes nos bloqueios.
Nas proximidades da Igreja da Sé os bloqueios anteriormente anunciados estão mantidos a partir das 22h do sábado, dia 10, até o término da missa no domingo, prevista para acabar às 8h. Estarão bloqueadas: Rua Padre Champagnat com Av. Portugal; Dr. Malcher com Av. Almirante Tamandaré; Rua de Breves com Av. Almirante Tamandaré; Rua de Óbidos com Rua Arsenal e Tv. D. Pedro com Tv. Felix Roque.
Só receberá trânsito livre para as áreas bloqueadas os moradores e profissionais que comprovadamente trabalhem em estabelecimentos localizados no perímetro bloqueado. Para fazer o credenciamento basta procurar a sede da SeMOB na Av. Senador Lemos, localizada nas dependências do IT Center, até sexta-feira, dia 9, das 9h às 15h, munido de comprovante de residência, documento com foto e o documento do veículo que receberá o trânsito livre.
Quem não portar o trânsito livre poderá apresentar o comprovante de residência nos bloqueios, mas o acesso estará sujeito à avaliação dos agentes da SeMOB (responsável pelo bloqueio da Tv. 14 de Março com José Malcher e na área da Sé) e do Detran (responsável pelos bloqueios Av. Nazaré com a Generalíssimo e Vila Leopoldina com José Malcher).
Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 118, 98429-0855 e contato.semob@belem.pa.gov.br.
Nas ruas – A SeMOB atuará com 80 profissionais nas ruas no sábado e domingo de Círio, entre agentes de trânsito, agentes de transporte e apoiadores operacionais. Além do trabalho nos bloqueios ao tráfego de veículos e pontos de desvios de ônibus, os agentes estarão em ronda com viatura por locais estratégicos para fazerem interferências nas vias caso necessário.
“Teremos cerca de 40 agentes móveis circulando pela área do entorno dos bloqueios e prontos para agir caso seja necessário fazer alguma alteração no trânsito para garantir segurança e fluidez a condutores e pedestres”, informa Marcos Chagas, diretor de trânsito da SeMOB.
Antes disso, na quinta e na sexta-feira, dias 8 e 9, a equipe de educação da SeMOB estará posicionada na área do Entroncamento de 7h30 às 12h para orientar possíveis promesseiros que estejam vindo de outros municípios.
“Todos os anos fazemos esse trabalho de orientação para evitar que eles adentrem pela pista expressa do BRT e acabem provocando algum acidente de trânsito. Apesar de não haver procissões oficiais este ano, existe a possibilidade de vir esses grupos caminhando de outros municípios, e nosso trabalho é direcioná-los a fazer a caminhada em Belém pela área da calçada, com segurança”, explica Tatiane Pinheiro, chefe do setor de Educação da SeMOB.
Já a Guarda Municipal de Belém (GMB) vai atuar com 330 servidores, na prevenção, segurança dos logradouros públicos e apoio no fechamento de vias. “As ações da GMB serão todas de apoio aos órgãos competentes e, focadas em uma possível demanda que possa ocorrer durante o fim de semana do Círio 2020. A nossa maior preocupação é a segurança do cidadão e do patrimônio público”, informou Guilherme Freitas, inspetor Geral da Guarda.
A guarda fará rondas com patrulhamento preventivo e ostensivo em toda extensão do trajeto que ocorre, todos os anos, o traslado da Imagem de Nossa Senhora de Nazaré. Além disso, as praças Santuário (CAN), República, Frei Caetano Brandão (Sé),  D. Pedro II, Relógio e o complexo do Ver- o -Peso também estarão com reforço de guardas municipais.
*Com informações Ascom GMB
Texto: Esperança Bessa