Trânsito mais seguro na avenida Almirante Barroso e em São Brás

• Atualizado há 10 anos ago

????????????????????????????????????????????????????????? ????????????????????????????????????????????????????????? ?????????????????????????????????????????????????????????Com o apoio da Guarda Municipal e da Polícia Militar, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (SeMOB) realizou, na manhã desta quinta-feira, 13, mais uma operação de fiscalização Trânsito Seguro. Uma barreira foi fixada na esquina das avenidas Almirante Barroso e Dr. Freitas e 14 veículos foram apreendidos por irregularidades. Em seguida, a fiscalização migrou para São Brás e outros dois veículos foram levados aos pátios de retenção da SeMOB.

Na avenida Almirante Barroso, a maior irregularidade foi a presença de veículos do transporte alternativo trafegando pela área, o que é proibido. Além disso, esses veículos transportavam passageiros em condições inseguras. Os agentes faziam a abordagem e juntamente com a equipe de educação orientavam sobre os riscos de trafegar nesse tipo de transporte. Os passageiros foram realocados em ônibus de linhas regulares, para seguir viagem sem ônus. Os que preferiram receberam o dinheiro pago pela passagem de volta.

“Já é de conhecimento de todos que é proibido o trânsito de veículos alternativos de transporte de passageiros na avenida Almirante Barroso, porque isso intensifica ainda mais o tráfego, que já é pesado na área, atrapalhando o fluxo. Ademais, muitos destes veículos estão com irregularidades na documentação e itens segurança”, explicou o diretor de trânsito da Semob, Murilo Sousa.

Além de nove veículos de transporte alternativo, quatro motocicletas e um carro de passeio foram apreendidos por licenciamento vencido ou falta de documentação dos motoristas.

Em São Brás, uma van e uma kombi, que realizavam embarque desembarque de passageiros na travessa Teófilo Conduru, o que é proibido, foram apreendidas.

Todos os veículos apreendidos foram encaminhados a um dos pátios de retenção da SeMOB, localizados nos bairros Tapanã e Jurunas. Para retirar o veículo, o proprietário precisa imprimir o boleto de pátio e guincho direto no site da SeMOB (www.belem.pa.gov.br/semob), disponível cerca de duas após o guinchamento.

Com o boleto de pátio e guincho quitados, ele deve se dirigir à sede da SeMOB, localizada na Avenida Júlio César, 1026-A, para procedimentos administrativos. Só depois de liberado pela SeMOB é que o proprietário pode se dirigir ao respectivo pátio para onde seu veículo foi conduzido.

Ressalte-se que, por uma questão de segurança, apenas o proprietário ou alguém portando procuração particular reconhecida em cartório pode fazer a retirada do veículo. No site da SeMOB também há um modelo de procuração disponível ao usuário.

Texto: Nathalia Petta
Foto: Oswaldo Forte
Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SEMOB)

Veja também