Trânsito na Avenida Bernardo Sayão é alterado para obras de macrodrenagem

Ana Paula Grocinho

Com o início da segunda etapa das obras de macrodrenagem na Avenida Bernardo Sayão, nesta quarta-feira,13, agentes da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) interditaram o trânsito na via, no perímetro entre a Travessa Padre Eutíquio e Avenida José Bonifácio. A interdição visa garantir a segurança dos operários envolvidos na obra, bem como da própria população que mora ou frequenta a área.
“O isolamento é extremamente importante, pois estamos trabalhando em um trecho onde o solo não tem capacidade de suporte e qualquer sobrecarga pode ocasionar desmoronamento. Por esse motivo nós precisamos da área livre para garantir a segurança dos trabalhadores e também dos pedestres que transitam no local”, explica a coordenadora geral da Unidade Coordenadora do Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova, Luciana Vasconcelos.
Morador da área, o vigilante José Carlos Bandeira utilizava a José Bonifácio como rota para seguir em direção à Bernardo Sayão, mas se mostrou compreensivo quanto às alterações no trânsito no local. “Os transtornos existem, claro, principalmente, para quem sempre utilizou este caminho para chegar em casa, mas se for para o bem da população e eliminar de vez os problemas de alagamento, vai valer a pena”, disse.
Com a execução das obras, os motoristas que estiverem na avenida Bernardo Sayão rumo à Avenida José Bonifácio ou à Universidade Federal do Pará deverão seguir destino através de rotas alternativas, como a travessa Padre Eutíquio e Rua dos Caripunas. Já as linhas de ônibus que atendem a área tiveram os itinerários alterados da seguinte forma:
As linhas UFPA – Pedreira, UFPA – Padre Eutíquio, UFPA – Alcindo Cacela, UFPA – Ver-o-Peso e Ceasa – Ver-o-Peso, que trafegam pela Bernardo Sayão, em direção à José Bonifácio ou à UFPA, desviarão o percurso pela Travessa Padre Eutíquio, Avenida Alcindo Cacela, Rua São Miguel, Travessa Nove de Janeiro, Rua dos Caripunas, Avenida José Bonifácio, a destino.
A linha Ceasa – Felipe Patroni, no sentido bairro/centro, virá pela Rua dos Pariquis, Alcindo Cacela, Bernardo Sayão e Avenida Roberto Camelier, a destino.
Já as linhas UFPA – Centro Histórico, Cremação I – Estrada Nova e Cremação II – Alcindo Cacela, iniciam e terminam viagem em um terminal provisório montado na Praça Princesa Isabel. Essas linhas não terão mais acesso à UFPA durante o período de interdição.
As linhas de ônibus que saem da UFPA seguirão normalmente pela Perimetral, Augusto Corrêa, Bernardo Sayão, José Bonifácio, a destino.
Uma linha “bagé”, gratuita, foi disponibilizada para que a população que reside na Bernardo Sayão, próximo à UFPA, na pista oposta à de circulação de veículos, seja transportada até a parada mais próxima.
Informações
Uma ampla campanha de divulgação foi executada pela Prefeitura de Belém para informar previamente a comunidade, a campanha envolveu ainda a realização de reuniões com  lideranças comunitárias, carro-som e distribuição de panfletos com informações sobre as novas rotas adotadas pelas linhas de ônibus que trafegam na via.
“Todas as ações promovidas pela prefeitura de Belém são antecedidas de uma ampla divulgação para evitar que a população seja pega de surpresa. Os transtornos causados pela obra são momentâneos, mas os benefícios trazidos por ela serão permanentes. Estamos com todo um contingente de agentes de trânsito, fiscais de transporte e apoiadores operacionais distribuídos na área de interdição, para prestar os esclarecimentos necessários aos moradores”, garantiu a titular da Semob, Ana Paula Grossinho.
Essa etapa da obra tem a previsão de durar aproximadamente 30 dias. As obras de infraestrutura sanitária da Bacia da Estrada Nova vão beneficiar 220 mil pessoas nos bairros da Cidade Velha, Batista Campos, Jurunas, Cremação, Condor e Guamá. Só no Guamá, onde está localizada a sub-bacia 4, que tem início na José Bonifácio e término na Augusto Côrrea, as obras beneficiarão  mais de 28 mil habitantes.

Por Ricardo Miranda
Fotos: João Gomes