Uma das principais vias de acesso para entrada e saída de Belém, a avenida João Paulo II, no trecho que compreende o bairro do Curió- Utinga, foi liberada para o tráfego na manhã de quinta-feira, 17, após três meses de obras de micro e macrodrenagem. A intervenção, realizada pela Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan), teve um investimento de R$ 4,1 milhões e foi projetada para solucionar o problema histórico de alagamento na área. O prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, visitou a avenida antes da liberação da via, e destacou os serviços realizados.
“A situação histórica de alagamento aqui na João Paulo II alcançava a todos que se dirigiam para cá. Com as intervenções feitas pela prefeitura, realizando um trabalho de macrodrenagem expressivo, demos dignidade para os moradores do bairro”, destacou o prefeito.
Zenaldo ressaltou ainda que a parte do município foi realizada e que, agora, cabe ao Estado a intervenção no canal do Marti, onde a água da João Paulo é lançada. “Agora, o Governo do Estado tem que cumprir a sua parte, que é a dragagem do canal. Isso já deveria ter sido trabalhado, já que tem uma decisão judicial desde o primeiro semestre deste ano”, concluiu.
Obra
Entre as intervenções feitas na João Paulo II estão a drenagem profunda com a colocação de aduelas (galerias de concreto de até 200m) – o que necessitou da interdição da avenida por três meses pela Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (SeMOB) -, além de pavimentação, calçadas e meio fio.
“Com as intervenções realizadas, os graves alagamentos que atingiam a via foram solucionados. Para ter uma ideia, só na acumulação dessas aduelas são contabilizadas o equivalente a sete piscinas olímpicas, com elas suportando um grande volume de chuva”, explicou o titular da Sesan, Claudio Mercês.
Com a obra completa, foi feita também toda a sinalização da via e entorno. A moradora Liberarina Silva, de 62 anos, que reside na passagem Oswaldo Coelho, comemorou a urbanização da área. “Agora temos sinais e faixa de pedestre, o que vai melhorar a nossa vida, além da rua toda asfaltada e sem alagamento”, disse.
Entorno
Além da via principal, o entorno da João Paulo foi urbanizado, com obras de saneamento nas passagens Elvira, Matilde, Oswaldo Coelho e Bartolomeu. Moradora há 50 anos da passagem Matilde, a pensionista Rita Santos, de 81 anos, lembrou o sofrimento que passou durante o período de chuvas e que, agora, não vai mais precisar se preocupar. ”Esperei muito por esse momento, sofri muito com alagamentos e até subi a calçada da minha casa, mas agora isso é passado”, comentou, feliz.
Avanços na mobilidade urbana, ações educativas e atendimentos descentralizados marcam a gestão municipal
Em quatro anos de gestão do prefeito Edmilson Rodrigues, a Prefeitura de Belém, por meio da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), deu