A Aldeia Amazônica se enche de alegria neste final de semana com o desfile oficial das escolas de samba de Belém e, para colocar as agremiações na rua, parte do trânsito será desviado, deixando a área do sambódromo livre para os brincantes. As interdições para os desfiles começam nesta sexta-feira, às 17h, e seguem até quando a programação acabar, já na madrugada da próxima segunda-feira, 17.
Durante as interdições, a avenida Pedro Miranda, no sentido centro-bairro, fica totalmente fechada nos dois sentidos, no perímetro entre a avenida Dr. Freitas, onde ocorre a concentração das escolas, até a travessa Angustura, onde ocorre a dispersão. Neste trecho, todas as transversais estarão fechadas por homens da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém – SeMOB e da Guarda Municial GBel, nos cruzamentos com a Marquês de Herval e com a Antônio Everdosa, com acesso exclusivo a veículos credenciados pela SeMOB ou moradores portando comprovante de residência (conta de água, luz ou telefone). O acesso de veículos autorizados se dará exclusivamente às transversais e ficará vedado à avenida Pedro Miranda enquanto o desfile estiver em curso.
Durante os bloqueios, veículos que seguirem na avenida Pedro Miranda, sentido centro-bairro, poderão seguir somente até a Angustura, onde um bloqueio desviará o fluxo para a rua Antônio Everdosa, a destino. Quem circular na avenida Doutor Freitas, sentido Almirante Barroso, obrigatoriamente terá que dobrar na Senador Lemos, visto que nesta pista da Dr. Freitas será feita a concentração dos carros alegóricos. O sentido inverso estará liberado para veículos.
Todos os fechamentos valem de sexta a domingo, das 17h até o encerramento dos desfiles, e o fluxo de veículos fica liberado ao trânsito durante somente durante o dia, tanto no sábado, quanto no domingo, até o momento dos bloqueios. A exceção é a avenida Dr. Freitas, no trecho entre Senador Lemos e Marquês de Herval, que permanece totalmente fechada todos os dias por ser a área de estoque dos carros alegóricos.
TRANSPORTE
Para ajudar no deslocamento dos brincantes, dois bolsões de táxi vão funcionar na avenida Marquês de Herval com Alferes Costa e Lomas Valentinas, colaborando no embarque e desembarque dos foliões nas áreas de concentração e dispersão do desfile, respectivamente.
Já as linhas de ônibus que circulam na área interditada precisarão fazer desvios nos horários de bloqueio. As linhas que operam na Senador Lemos e na Pedro Miranda, e que no sentido bairro-centro trafegam pela avenida Dr. Freitas, obrigatoriamente terão que seguir pela Senador Lemos, Júlio César, Brigadeiro Protásio, para então adentrar na Dr Freitas e seguir seus itinerários. O mesmo percurso será feito pelos ônibus que fazem fim de linha na Tv. Alferes Costa, e que seguiriam pela avenida Pedro Miranda, mas que serão desviados para a Senador Lemos.
As linhas que operam pela avenida Almirante Barroso, Dr. Freitas e Pedro Miranda precisarão entrar na avenida Marquês de Herval e só acessarão a Pedro Miranda na Angustura, a destino. A Marquês de Herval também será a rota alternativa de todos os ônibus que circulam pela Pedro Miranda sentido centro-bairro, e que farão o desvio na travessa Vileta.
Texto: Esperança Bessa
Arte: Ademilton Arruda
Avanços na mobilidade urbana, ações educativas e atendimentos descentralizados marcam a gestão municipal
Em quatro anos de gestão do prefeito Edmilson Rodrigues, a Prefeitura de Belém, por meio da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), deu