Em decorrência do ano eleitoral de 2024, bem como a Lei Federal nº 9.504/1997, que estabelece normas gerais para eleições e determina as condutas vedadas aos agentes públicos, configurando algumas condutas como abuso de poder, bem como a infringência ao art. 37, §1º da Constituição Federal, as notícias deste site estão desabilitadas até o fim do período eleitoral.

Trânsito seguro é mensagem de campanha educativa lançada pela SeMOB

Basta uma olhada rápida no celular ou aquela pausa para fazer uma selfie e pronto: em fração de segundos pode ocorrer um acidente de trânsito.
Esta é uma das mensagens da campanha educativa que a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém – SeMOB lançou na manhã desta quinta-feira (14), e que se estende até o próximo dia 20 por diversas faixas de trânsito de Belém, ainda em clima de comemoração pelos 405 anos da cidade.
A mensagem é clara: cuidar do trânsito é um dever de todos para preservar a vida e também para fazer da capital paraense uma cidade com trânsito mais seguro e menos risco de acidentalidade.
Na esquete criada pela equipe de Educação da SeMOB, uma pessoa atravessa a rua distraidamente fazendo selfies enquanto um ciclista atravessa na faixa de forma imprudente pedalando – quando a legislação de trânsito orienta que o ciclista desembarque e faça a travessia segura empurrando a bicicleta.
O acidente é congelado antes de se consolidar, os personagens têm sua postura no trânsito corrigida e entra a mensagem de que a segurança no trânsito deve ser observada e construída por todos, coletivamente.
“A cena é reconstruída de forma correta e o acidente é evitado, mas na vida real não é assim. Então usamos o humor para passar a mensagem, e esperamos sempre que as pessoas, ao assistirem a apresentação, reflitam sobre as suas próprias posturas no trânsito”, explica Tatiane Pinheiro, do setor de educação da SeMOB.
Além de Tatiane, o grupo é composto pelos agentes educadores Ércio Costa, Erol Mota, Miguel Paulo, Miguel Paulo Rodrigues e mais os arte-educadores Luiz Acácio, Wallace Horst e Leandro Quinderé.
Ivanildo Corrêa, que trabalha com venda de lanches em uma bicicleta, assistiu atentamente à apresentação feita pela equipe da SeMOB na manhã de quinta-feira, na Av. Almirante Barroso, próximo à Av. José Malcher.
Ele diz que não costuma portar o telefone consigo no dia a dia, mas admite que nem sempre é prudente ao pedalar. “A gente tenta seguir as regras, até porque a bike é meu ganha-pão, mas eu não sabia que precisava descer da bicicleta para atravessar a rua”, admitiu o ambulante de 44 anos.
O auxiliar administrativo Pedro Antoni, 45, também parou para assistir à peça no meio da rua, e elogiou a iniciativa. “Faz toda a diferença, porque as pessoas sabem o que é o certo, mas nem sempre agem certo, então esse tipo de mensagem deixa a gente mais consciente. Eu mesmo estou sempre espiando o celular, vejo motorista de ônibus que no semáforo pega o aparelho para ver alguma mensagem, então a gente está vez ou outra cometendo alguma infração e em alguns segundos pode ocorrer um acidente. É preciso educação no trânsito e quanto mais iniciativas dessa tiver, melhor para a cidade”, elogiou.
A campanha educativa continua com ações nesta sexta-feira (15) na faixa de pedestre da Av. Presidente Vargas com Tv. Carlos Gomes; na segunda-feira, 18, na Av. Almirante Barroso com Av. Júlio César; na terça-feira, 19 na faixa da Estação BRT Maracacuera, na Av. Augusto Montenegro; e na quarta-feira, 20, encerra-se com apresentações na faixa de pedestre da Av. Senador Lemos com Tv. Barão do Triunfo.
A programação começa sempre às 8h e é apenas a primeira mensagem levada às ruas pela nova gestão à frente da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém – SeMOB, que pretende desenvolver mais ações educativas desse tipo às ruas, aproximando o órgão de trânsito da população.
“Nesta gestão nos preocupamos em utilizar a educação no trânsito como uma das ferramentas de auxílio na formação de cidadãos, cientes de seu papel na construção de uma mobilidade mais justa e democrática”, pontua Ana Valéria Borges, superintendente da SeMOB.
Texto:

Esperança Bessa

Redes Sociais