Trânsito será alterado durante as procissões marianas

??????????????????????????????????????????????????áPor conta das inúmeras homenagens à padroeira dos paraenses programadas para esta semana, entre elas as romarias oficiais, que mobilizam um grande número de pessoas, a Superintendência de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) fará a interdição do trânsito em alguns pontos da cidade para garantir a segurança de romeiros, turistas e da população em geral.

Nesta sexta-feira, 10, a partir das 17h, no bairro da Cidade Velha, os trechos da Travessa Dom Bosco, entre Rua Siqueira Mendes e Rua Dr. Assis; Rua Padre Champagnat, entre Dr. Assis e Avenida Portugal; Rua Tomázia Perdigão, entre Rua Padre Champagnat e Travessa Félix Roque; Travessa Félix Roque, entre Avenida Portugal e Rua Tomázia Perdigão e Rua Coronel Fontoura, entre Rua João Diogo e Travessa Félix Roque, estarão interditados para tráfego durante a encenação do Auto do Círio. Além disso, o percurso do ensaio geral do cortejo, nos dias 8 e 9 de outubro, também estará fechado a partir das 18h, no circuito compreendido pela Rua Dom Bosco, Praça do Carmo, Rua Dr. Assis, Largo da Sé, Rua Tomázia Perdigão e Praça D. Pedro I.

No dia 10 acontece a primeira das grandes romarias que antecedem o Círio, o traslado da imagem de NossaSenhora até a Igreja Matriz de Ananindeua. A procissão sairá da praça Justo Chermont (Praça Santuário), seguindo pela Avenida Nazaré, Avenida Manoel Barata, Avenida Almirante Barroso (sentido São Brás – Entroncamento)e Rodovia BR-316, a destino. De acordo com o diretor de trânsito da Semob, Murilo Souza, a Avenida Nazaré, entre Generalíssimo Deodoro e 14 de Março, estará bloqueada para o trânsito durante o início da romaria rodoviária. “Os veículos poderão circular pela área apenas quando a romaria atingir a altura do Mercado de São Brás”, explica.

Motorromaria e Romaria Rodoviária

Na manhã de sábado, 4, já a partir das 5h, o trajeto do cortejo sairá da Igreja Matriz, seguindo pela Rodovia BR-316, Rodovia Augusto Montenegro, Rua 08 de Setembro, Travessa Lopo de Castro até o Trapiche de Icoaraci. Durante a Romaria Rodoviária serão interditadas as ruas Siqueira Mendes, entre Travessa Pimenta Bueno e Travessa Carneiro da Rocha, e Travessa Lopo de Castro, entre Rua Manoel Barata e Rua Siqueira Mendes. Além disso, uma faixa da Rodovia Augusto Montenegro será invertida do sentido Icoaraci-Entroncamento para o sentido Entroncamento-Icoaraci, de acordo com o deslocamento da Romaria.

Após o Círio Fluvial, quando a romaria chegar à escadinha do Ver-o-Peso (Praça Pedro Teixeira), terá início a Motorromaria, com saída da escadinha pela Avenida Presidente Vargas, Avenida Nazaré e Avenida Magalhães Barata, até o Colégio Gentil Bittencourt. Murilo Souza explica que durante a Motorromaria duas viaturas e 16 agentes de trânsito estarão distribuídos nos trechos da Avenida Marechal Hermes, entre Travessa Piedade e Avenida Presidente Vargas; Travessa 1º de Março, entre Rua Gaspar Viana e Avenida Boulevard Castilhos França; Rua Municipalidade e no cruzamento da Travessa Frei Gil de Vila Nova com Avenida Marechal Hermes.

Murilo alerta, ainda, que o sentido da Boulevard Castilhos França também será invertido no trecho entre a Avenida Presidente Vargas e a Rua da Indústria, por onde fluirá o trânsito com destino ao Ver-o-Peso. “Além dessas interdições, o estacionamento na Avenida Magalhães Barata, entre a Travessa 14 de Março e Avenida Alcindo Cacela, estará vedado para permitir a livre circulação dos romeiros”, alerta o diretor.

Arleson Silva, chefe de Divisão de Trânsito da Semob, avisa que durante a Motorromaria não serão permitidas infrações de trânsito, como conduzir mais de um passageiro, não usar capacete e encobrir a placa do veículo. “Estaremos com barreiras armadas em parceria com o Detran antes do ponto de saída da Motorromaria, para evitar que esse tipo de infração ocorra. As pessoas precisam entender que, mesmo sendo um ato religioso, elas são obrigadas a cumprir o que determina o Código de Trânsito Brasileiro”, explica.

Trasladação e Procissão do Círio de Nazaré

Terminada a Motorromaria, os agentes da Semob já começam a interditar as vias para a Trasladação, cujo circuito tem início na Avenida Magalhães Barata (em frente ao Colégio Gentil Bittencourt), Avenida Nazaré, Avenida Presidente Vargas, Avenida Boulevard Castilhos França, Avenida Portugal, Rua Padre Champagnat, Praça Frei Caetano Brandão, até a Igreja da Sé, no bairro da Cidade Velha. Para a Romaria do Círio de Nazaré, no domingo, o circuito é o mesmo, só que em sentido contrário, com bloqueio a partir das 5h. “Haverá, ao todo, 73 agentes para interditar e orientar o trânsito durante a Trasladação e a Procissão”, afirma Alerson Silva.

Durante a procissão a Rua 1º de Março passará a ter sentido único. O estacionamento ao longo do percurso, bem como nas suas vias transversais será proibido, obedecendo a uma distância mínima de 30 metros. “O estacionamento também será proibido na Travessa Dr. Malcher, entre Travessa Félix Roque e Rua Padre Champagnat, para viabilizar a saída da Berlinda no início da procissão. Os veículos que estiverem prejudicando a fluidez dos romeiros durante a procissão serão removidos para a frente da Prefeitura, após isso os proprietários poderão retirar seus veículos da área sem nenhum tipo de cobrança”, esclarece Silva.

Texto: Ricardo Miranda
Foto: Sidney Oliveira – Agência Pará
Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SEMOB)