Em decorrência do ano eleitoral de 2024, bem como a Lei Federal nº 9.504/1997, que estabelece normas gerais para eleições e determina as condutas vedadas aos agentes públicos, configurando algumas condutas como abuso de poder, bem como a infringência ao art. 37, §1º da Constituição Federal, as notícias deste site estão desabilitadas até o fim do período eleitoral.

Trânsito sob elevado da Augusto Montenegro passa por alterações para obras de rebaixamento

Sem Descrição
Sem Descrição

As intervenções de trânsito para as obras de rebaixamento do elevado da avenida Augusto Montenegro tiveram início na manhã desta segunda-feira, 02, com a implantação das barreiras de concreto que irão direcionar o fluxo de veículos na avenida Laércio Barbalho, cuja pista no sentido Ananindeua/Belém passará a funcionar temporariamente em mão dupla. As barreiras de concreto irão direcionar o trânsito desde a altura da delegacia da Cabanagem, na Laércio Barbalho, até a área de retorno localizada às proximidades da travessa Major Miguel, na avenida Centenário. Agentes de trânsito e apoiadores operacionais da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) estão prestando ordenamento e orientações durante a operação.
A nova etapa de obras no elevado da Augusto Montenegro é necessária para rebaixar a área que passa por baixo da estrutura e adequá-la à altura exigida pelo Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT), que é de 5,5 m. Segundo o diretor de obras civis da Secretaria Municipal de urbanismo (Seurb), Reinaldo Leite, a primeira fase de obras será executada no trecho das avenidas Centenário e Laércio Barbalho, sentido Belém/Ananindeua e nas pistas laterais do elevado da Augusto Montenegro, sentido Entroncamento. A previsão é de que a primeira fase de obras dure 45 dias.
Em virtude do isolamento, quem estiver na avenida Centenário em direção ao Entroncamento, deverá desviar para a avenida Transmangueirão. Já quem se dirigir à Icoaraci poderá seguir pela Major Miguel e acessar a Augusto Montenegro em outro ponto mais adiante. Já quem estiver na Augusto Montenegro poderá seguir viagem normalmente pelo elevado, desde que o veículo atenda a altura máxima permitida de 5,5 m, devido as linhas de alta tensão que passam por cima. “Em virtude da altura atual do elevado, não será permitido aos veículos de grande porte que transitem por baixo do viaduto. Por isso, os veículos pesados que estiverem na Centenário, sentido Belém/Ananindeua, deverão desviar pela Transmangueirão e seguir à Ananindeua pela rodovia BR-316”, explicou o diretor de trânsito da Semob, Marcos Chagas.
Na segunda fase de obras, prevista para ocorrer entre os dias 21 de maio e 6 de julho, haverá interdição no mesmo trecho, porém no sentido oposto, e o fluxo de veículos será desviado para a pista no sentido Belém/Ananindeua.
As linhas de ônibus que trafegam pela avenida Augusto Montenegro, seja sentido Icoaraci ou Entroncamento, também passarão por cima do viaduto, inclusive as linhas que trafegam pela Centenário para acessar a Augusto Montenegro rumo a Icoaraci, que passarão a fazer o trajeto Centenário, desvio na Transmangueirão, Augusto Montenegro, desvio em frente ao Ginásio Mangueirinho, subir o viaduto e seguir destino.
Já a linha com maior desvio será a Guajará – Ver-o-Peso que passa pela Centenário, sentido Conjunto Catalina/Cabanagem, e fará o trajeto: Centenário, Transmangueirão, Augusto Montenegro, retorno em frente ao Mangueirinho, Augusto Montenegro, rua principal do Conj. Panorama XXI, rua Val-de-Cães, rua Benjamin, Independência, a destino. No sentido contrário, de entrada em Belém, a linha fará Independência, Laércio Barbalho, Augusto Montenegro, retorno em frente ao Colégio Paulista, Augusto Montenegro, Centenário, a destino.
Por Ricardo Miranda

Redes Sociais