A circulação de veículos sobre o novo elevado da avenida Augusto Montenegro foi liberada pela Prefeitura de Belém às 12h deste sábado, 17. Com isso, motoristas que transitam diariamente pela via já podem utilizar o viaduto para seguir viagem tanto no sentido Icoaraci, quanto no sentido Entroncamento.
O trânsito fluirá em duas faixas de rolamento para veículos comuns e uma para os ônibus articulados do Sistema Bus Rapid Transit (BRT). De acordo com o diretor de trânsito da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), Marcos Chagas, o objetivo do elevado é ajudar na mobilidade e garantir a fluidez do trânsito na área, eliminando os semáforos para quem seguir pela Augusto Montenegro. “Os equipamentos semafóricos só continuarão funcionando nas pistas laterais para quem quiser acessar as avenidas Centenário ou Independência”, explicou Chagas.
Sinalização – Com uma extensão de 400 metros, a parte suspensa do viaduto recebeu sinalização de trânsito indicando o limite de velocidade iluminação a LED, além de terem sido instalados pórticos nas rampas de acesso indicando a altura máxima permitida para a circulação de veículos, que é de 5,5 metros. “Este limite se dá em virtude das linhas de alta tensão que passam por cima do elevado. Os veículos de grande porte só poderão seguir viagem pela Augusto Montenegro por meio das pistas laterais do elevado”, ressaltou o diretor.
Além disso, os pontos de parada e as faixas de pedestres que anteriormente ficavam localizadas em frente à Faculdade de Estudos Avançados do Pará (Feapa) serão remanejadas para as proximidades do Parque Shopping. “Estas mudanças já vinham sendo anunciadas desde o início das obras e elas são necessárias porque a parada de ônibus e as faixas de pedestres estão muito próximas do elevado, o que pode ocasionar acidentes, além de afetar o tráfego dos veículos”, informou Chagas.
Obras – O diretor de obras civis da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), Reinaldo Leite, destaca que o elevado atende a todas as exigências de qualidade da engenharia civil e aos padrões de trânsito e segurança previstos pelo Departamento Nacional de Trânsito (Dnit). “Ele foi construído sobre uma fundação com estacas tipo hélices, com 20 metros de profundidade e recebeu 64 vigas pré-moldadas, com 20 metros de comprimento e 26 toneladas cada uma, além de outras estruturas de sustentação”, disse Reinaldo.
De acordo com o engenheiro, as obras estarão concentradas no rebaixamento da pista debaixo do elevado, para que a altura na parte inferior também atenda ao limite de 5,5 metros. “O serviço também contemplará o sistema viário que funcionará embaixo e nas laterais do viaduto para acesso ao comércio local e às avenidas Independência e Centenário”, explicou. Essa etapa das obras tem previsão de ser entregue no final deste semestre.
Por Ricardo Miranda
Fotos: Oswaldo Forte
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