Já está aberto o edital de licitação para empresas que desejam operar o transporte aquaviário de passageiros com o percurso Icoaraci/Ver-o-Peso. Os interessados devem entregar envelope com as propostas no dia 18 de maio próximo, de acordo com as orientações publicadas no Diário Oficial do dia primeiro de abril, lançado pela Prefeitura de Belém, por meio da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob).
O objetivo da licitação é oferecer prioritariamente a toda a população usuária do transporte coletivo, especialmente os residentes em Icoaraci e região, alternativa rápida, confiável e segura de transporte, principalmente durante período das obras do sistema BRT na Avenida Augusto Montenegro, iniciadas na última segunda-feira e com prazo total de duração de até 18 meses em toda a sua extensão.
“Não será necessário fechamento total da avenida durante a obra, mas o trânsito naturalmente ficará mais lento com o fechamento de uma pista de cada lado do canteiro central para o tráfego de maquinário pesado. Há alternativas para os condutores, como a rodovia Arthur Bernardes e a avenida Centenário, mas a Prefeitura quer dispor ainda de uma rota fluvial para oferecer à população, para desafogar o tráfego no local”, diz Maisa Tobias, superintendente da Semob.
Os interessados em participar devem estar atentos a alguma regras definidas em edital tais como: a operação deve ser feita por equipamentos hidroviários de média (de 210 a 400 passageiros sentados) e alta capacidade (acima de 400 passageiros sentados), e o material do casco dos equipamentos deverá ser de metal, fibra ou madeira.
As empresas que quiserem participar da licitação devem possuir frota mínima de três equipamentos, sendo dois operacionais e um reserva, que poderá ser de menor porte e, entrará em operação para substituição dos operacionais em caso de manutenção preventiva ou corretiva, ou incremento de oferta em período atípico. A idade máxima admitida para os barcos é de até 15 anos. O valor da tarifa será apresentado, via proposta técnica pelo proponente, e será vencedora a de menor preço, desde que atendida as exigências técnicas apresentadas em edital.
“Em caso de empate, empresas com embarcações mais novas tem maior pontuação na concorrência. É importante ter experiência em operações de curto percurso e embarcações disponíveis. O intuito é buscar quem possa executar esse serviço para a população com qualidade”, ratificou Gilberto Barbosa, diretor geral da Semob.
O tempo médio de viagem deverá ser de 60 minutos para percorrer os 13 quilômetros de percurso da linha pelo Rio Pará. Estão previstas oito viagens por dia de segunda à sexta-feira, sendo quatro em cada sentido. Aos finais de semana serão propostas cinco viagens no sábado e quatro no domingo, podendo haver aumento de demanda, em qualquer tempo.
“Em Belém os barcos aportarão no Terminal Hidroviário e as linhas de ônibus irão contribuir para abastecer o sistema, com fluxo maior de veículos nos horários de chegadas e partidas dos barcos”, avisa Maisa Tobias.
Texto: Nathalia Petta
Foto: João Gomes / COMUS
Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SEMOB)