Em decorrência do ano eleitoral de 2024, bem como a Lei Federal nº 9.504/1997, que estabelece normas gerais para eleições e determina as condutas vedadas aos agentes públicos, configurando algumas condutas como abuso de poder, bem como a infringência ao art. 37, §1º da Constituição Federal, as notícias deste site estão desabilitadas até o fim do período eleitoral.

Transporte suplementar para Mosqueiro é discutido com moradores da ilha

Para dar continuidade à ação de melhoria do transporte de moradores da ilha de Mosqueiro, a Prefeitura Municipal de Belém, através da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), realizou nesta quinta-feira,15, duas reuniões com a comunidade da ilha. Com a participação de vereadores, agente distrital, representante do Ministério Público Estadual e as comunidades de Carananduba e Baía de Sol, usuários e operadores do transporte público puderam conhecer e opinar sobre uma minuta de regularização do transporte suplementar para Mosqueiro, já apresentando um cronograma de implementação para a regularização do serviço.

“O objetivo do nosso encontro hoje é apresentar um projeto do regulamento para que, junto com a comunidade, possamos alinhar as necessidades e até julho já tenhamos o transporte suplementar regulamentado”, disse Maisa Tobias, superintendente da SeMOB, que fez a abertura da reunião.

“A regulamentação do transporte suplementar na ilha se dá pela necessidade de uma melhoria no acesso ao transporte público, já que hoje esta demanda é atendida de forma pontual pelas linhas convencionais”, explicou Gilberto Barbosa, diretor geral do órgão.

Está não é a primeira vez que a Semob vai até Mosqueiro para discutir a proposta com comunidade. Nesta segunda etapa do processo, o objetivo era colher as sugestões e informações dos moradores quanto e ficou evidente a necessidade da implantação do transporte suplementar.

O diretor geral da Semob, Gilberto Barbosa reforçou a necessidade de melhoria no acesso ao transporte público em Mosqueiro.

“A regulamentação do transporte suplementar na ilha se dá pela necessidade de uma melhoria no acesso ao transporte público, já que hoje esta demanda é atendida de forma pontual pelas linhas convencionais”, explicou Gilberto Barbosa, diretor geral do órgão.

A reunião teve um formato participativo e a comunidade e os operadores do transporte alternativo na ilha tiraram dúvidas quanto ao processo de cadastramento dos operadores, quanto ao cronograma de operação das linhas, fiscalização e outras informações. Além disso, todos receberam cópias das minutas para fazerem suas contribuições até o próximo dia 20 de maio, quando ocorrerá novo encontro.

“Queremos melhorar a qualidade de vida do usuário e preservar o espaço de trabalho dos operadores do distrito, por isso só serão regulamentados os transportes da região que tiverem condições de atender com segurança e qualidade a população, valorizando os operadores da ilha”, completou o diretor da Semob.

A organização do transporte suplementar em Mosqueiro será uma experiência nova e que deve ajudar a minimizar os problemas enfrentados diariamente pelos moradores do distrito que dependem de ônibus. O diretor executivo da Federação das cooperativas de transporte público, Waldir Segundo, parabenizou a iniciativa da prefeitura e acredita que a regularização do transporte será um avanço importante para a melhoria de qualidade de vida da população da ilha. “As exigências e regras propostas na minuta são importantes para organizar e garantir a qualidade do transporte através de cooperativas eficientes e responsáveis”, disse o diretor.

Texto: Nathalia Petta
Foto: Tássia Barros – Comus
Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SEMOB)

Redes Sociais