Começou a valer neste sábado, 28, o sentido único em mais um trecho da travessa Vileta. Agora, motoristas podem seguir da rua Antônio Everdosa até a avenida Almirante Barroso em único sentido, de quem vai do bairro da Pedreira em direção ao bairro do Marco.
Esta é a segunda fase para implantação do binário das travessas Vileta e Humaitá. A primeira ocorreu em setembro, quando foi aberto o trecho compreendido entre a Antônio Everdosa até a avenida Duque de Caxias.
“O binário vem sendo implantado por etapas e obedecendo ao avanço das obras de adequação na via. Algumas pessoas podem estranhar esse tipo de ação, achando que seria bem melhor aguardar até tudo estar concluído, para só então mudar o sentido de uma vez, porém essa cautela é necessária para que o motorista não se confunda com a nova sinalização. Seria bem mais perigoso continuar com o sentido duplo na Vileta, sendo que em alguns trechos a sinalização já estaria indicando mão única. É por isso que quando um trecho é concluído, entramos com a educação e logo depois abrimos o novo sentido da via”, explicou Ana Paula Grossinho, titular da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob).
Taxista há 22 anos, Adão Andrade aprovou a conversão da via para apenas um sentido. Para ele, que trabalha em um ponto de táxi na travessa Timbó e sempre utiliza a Vileta como via de escoamento, o trânsito passou a fluir bem melhor depois que a mudança teve início. “A expectativa é para quando o trânsito mudar na Humaitá também”, disse.
“A Humaitá vai mudar quando concluirmos as intervenções na Vileta. A previsão é que dentro de 45 dias este último trecho, que vai da Almirante Barroso até a avenida João Paulo II, esteja finalizado”, informou Ana Paula.
Por Ricardo Miranda
Fotos: Alessandra Serrão
Avanços na mobilidade urbana, ações educativas e atendimentos descentralizados marcam a gestão municipal
Em quatro anos de gestão do prefeito Edmilson Rodrigues, a Prefeitura de Belém, por meio da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), deu