Último final de semana de janeiro marca o início do pré-Carnaval de Belém

29b954f3-bf2f-4fc9-9ff4-4ad90ceb27b6
Já está tudo pronto para a realização de mais uma edição do pré-Carnaval de Belém, que inicia neste sábado, 26, com a concentração dos blocos a partir das 14h, no Largo da Sé e dispersão às 18h30 na avenida Almirante Tamandaré. A Prefeitura Municipal de Belém, por meio dos órgãos municipais, dará apoio durante todo o evento, para que foliões e moradores do Centro Histórico desfrutem da folia com tranquilidade.
São esperadas, somente neste primeiro final de semana, dias 26 e 27, cerca de 40 mil pessoas que irão percorrer as ruas da Cidade Velha, atrás dos blocos carnavalescos. De acordo com o presidente da liga dos blocos de pré-carnaval da Cidade Velha, Fabiano Scherer, o primeiro final de semana, por ser a estreia, a expectativa é sempre de uma grande quantidade de pessoas. “Durante os cinco finais de semana do evento, ele tende a vir crescendo, aumentando a participação das pessoas”, afirmou.
Ainda de acordo com Scherer, a parceria com a Prefeitura de Belém é muito importante. “Sem a gestão municipal seria impossível fazer o pré-Carnaval da maneira que está sendo feita, porque a Prefeitura não entra só como organizadora e apoiadora, ela vem com todo o aparato possível por meio dos seus serviços”, enfatizou.
O pré-Carnaval é um evento pensado e elaborado com base nas normas de respeito ao patrimônio histórico das ruas centenárias do centro da cidade, para isto, serão montadas estruturas como defensas e pórticos para proteção dos espaços tombados, instaladas pela PMB, através da Fundação Cultural de Belém (Fumbel), com a parceria, também, do Governo do Estado. Além disso, banheiros químicos serão distribuídos ao longo da rua Doutor Assis, por onde os blocos irão passar.
“Este evento foi uma construção com intenso processo de participação, escuta, e, principalmente, por parte da Prefeitura de Belém, de acolhimento de todos os consensos construídos, em respeito aos diversos níveis da gestão pública, Federal, Estadual, mas ouvindo também as associações e os brincantes. Enfim, ao final do processo, todo esquema está montado, com a experiência acumulada de todos os anos”, ressaltou o presidente da Fumbel, Fabio Atanásio.
“A grande motivação da Prefeitura é a de atender as expectativas da sociedade e dos brincantes”, completou o presidente.
Organização – Para garantir a limpeza e organização do corredor da folia, agentes de limpeza da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) estão realizando a limpeza em toda a extensão da rua Doutor Assis, no bairro da Cidade Velha, e também da Doutor Malcher. Equipes darão apoio antes e depois da passagem dos blocos.
A Guarda Municipal de Belém (GMB), em parceria com outros órgãos de segurança do Estado, vai reforçar a segurança e ordenamento de vias. Dentro do esquema de segurança estão os mais de 300 agentes de segurança pública e controles de acesso de pessoas, assim como as câmeras de monitoramento que serão acompanhadas pelo Centro Integrado de Operações (Ciop).
A Secretaria de Meio Ambiente (Semma) dará apoio na fiscalização durante os cinco finais de semana do evento, coibindo sons automotivos que estiverem fora da legislação.
Os trabalhadores informais também terão a oportunidade de obter uma renda extra no pré-Carnaval da Cidade Velha. Aproximadamente 50 ambulantes atuarão em equipamentos fixos ou nas vendas com isopor, onde serão acompanhados (monitorados) por servidores da Secretaria de Economia (Secon).
34cb11e4-bbcd-4b4c-995e-c9b464ba2b14
Em virtude da programação, o trânsito em algumas vias do centro histórico do município será interditado pela Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob). O esquema adotado será o mesmo ao longo de todos os cinco finais de semana da programação, porém ajustes poderão ser realizados ao longo do mês. Ao todo, 14 agentes de trânsito e transporte estão escalados para dar apoio.
Veja o que muda:
O isolamento terá início às 13h aos sábados e domingos, nos cruzamentos da rua Padre Champagnat com a avenida Portugal, avenida 16 de Novembro com rua João Diogo e demais transversais até o cruzamento da 16 de Novembro com avenida Almirante Tamandaré, interditando inteiramente as ruas Dr. Assis, Dr. Malcher e Siqueira Mendes.
Em razão do bloqueio, o trânsito será totalmente desviado para a 16 de Novembro e as linhas de ônibus que realizam viagens pelo trecho interditado terão os itinerários alterados da seguinte forma:
As linhas UFPA – Ver-o-Peso e E. Marex – Arsenal, no sentido bairro/centro, farão: avenidas Boulevard Castilhos França, Portugal, 16 de Novembro, Conselheiro Furtado, Roberto Camelier, a destino;
As linhas Arsenal, Pedreira Lomas (BR-316) e Cremação II – Alcindo Cacela, no sentido bairro/centro, farão: avenidas Portugal, 16 de Novembro, ruas de Óbidos, Arsenal, avenida Bernardo Sayão, a destino;
As linhas E. Marex – Felipe Patroni e Telégrafo farão: avenida 16 de Novembro, rua Gama Abreu, a destino.

Confira a programação completa:
26/01 – 14h
Bloco iLove Pagode/ Pump