Nesta quarta-feira, 25, a Prefeitura de Belém, por meio da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém, realiza o primeiro leilão de veículos do pátio de retenção em 2015. Ao todo, 206 veículos, entre motos, carros de passeio, utilitários e micro-ônibus recuperáveis e sucatas, estarão aptos a receber lances. O leilão inicia-se às 9h, no Centur. Qualquer pessoa com mais de 18 anos pode participar do leilão, basta apresentar RG e CPF. Quem adquirir um dos lotes precisa pagar 20% do lance no ato, e o restante deve ser quitado até às 16h da quinta-feira, 26, na sede da Semob.
Na terça-feira, o dia foi de visita ao pátio de retenção para ver de perto as ofertas e fazer escolhas prévias, antes do leilão. “Dessa vez não encontrei nada que me interesse. Estou atrás de uma moto, mas as que vi até agora estão muito surradas. Elas estão boas para quem quer comprar sucata”, disse o taxista Wagner Silva. O eletricista José Ramos, ao contrário, encontrou a moto que queria. “Já vi algo que me interessou, com preço bem mais baixo que o mercado está cobrando”, comemorava.
Acostumado a participar de leilões, José Augusto dos Santos também ficou de olho em algumas opções. “Vi um carro recuperável que me interessou muito, um Siena 2005, mas tem muito sucateiro acostumado a ir para leilão dar lances e vou ter que brigar para ficar com este carro”, disse, com bom humor. “Será, com certeza, um leilão animado”.
No site da Semob (www.belem.pa.gov.br/semob) há a relação completa dos veículos disponíveis e os lances mínimos iniciais. Os valores arrecadados, baseados na tabela Fipe (de avaliação média de veículos), serão utilizados para quitar as dívidas dos veículos no que tange a impostos e taxas de diárias de pátio, em alguns casos por mais de um ano. “Não é um leilão que visa lucro. Ele estimula uma concorrência para arrecadar fundos que irão sanar a dívida daquele veículo”, explica Elias Jardim, presidente da comissão de pátio e leilão da Semob.
Texto: Esperança Bessa
Foto: Tássia Barros – Comus
Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SEMOB)