Nesta terça-feira, 12, e na quinta-feira, 14, o Instituto de Metrologia do Pará (Inmetropará) irá aferir os novos radares instalados na área central de Belém. Para que o serviço seja executado com segurança, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) fará a interdição dos cruzamentos onde o serviço será executado a partir das 23h.
No dia 12 serão aferidos os radares localizados nos cruzamentos da travessa Padre Eutíquio com a rua dos Mundurucus e avenida Almirante Tamandaré, e da avenida 16 de Novembro com rua João Diogo. Já no dia 14 será a vez dos radares instalados nos cruzamentos da avenida Governador José Malcher com as travessas Quintino Bocaiúva, Generalíssimo Deodoro, 14 de Março e avenidas Alcindo Cacela e José Bonifácio. O Inmetropará ainda definirá uma outra data para aferição dos radares da avenida Nazaré com travessa Benjamin Constant e travessa Quintino Bocaiúva com avenida Conselheiro Furtado.
Os radares instalados no centro de Belém irão registrar exclusivamente avanço de semáforo e parada sobre faixa, de 6h às 22h, mas a aferição levará em conta também o excesso de velocidade. “Os radares do centro têm o viés educativo de coibir, em especial, os cruzamento fechados, um hábito infelizmente comum aos condutores de Belém. Mas por ser um só equipamento, a aferição tem que checar todas as funções antes de ser lacrado, inclusive velocidade. Assim, a Semob também fica livre para depois ativar a função velocidade onde achar necessário, sem precisar de nova aferição”, explica Manoel Pinheiro, técnico em educação e segurança no trânsito da Semob.
Os cruzamentos serão interditados temporariamente durante a aferição, para garantir a segurança da população e dos técnicos envolvidos. “O veículo do Inmetropará passa pelo radar em diversas velocidades para verificar se o registro do carro é o mesmo do equipamento. Por isso é necessário fechar um raio grande, para assegurar que ninguém atravesse o trecho durante o teste”, explica Manoel. Os veículos que trafegam na via serão desviados ou retidos temporariamente até o teste ser concluído. A Semob orienta que condutores evitem as áreas de aferição.
Texto: Esperança Bessa
Foto: Arquivo Comus
Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SEMOB)