Vias são interditadas para reaferição de radares na noite desta terça-feira

• Atualizado há 9 anos ago

Semob e Inmetro realizam operação de fiscalização dos detectores eletrônicos.

Na noite desta terça-feira, 26, o trânsito no cruzamento da avenida Centenário com Júlio César e da avenida Pedro Álvares Cabral, entre Júlio César e Tavares Bastos, será interditado pelos agentes da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SeMOB) a partir das 22h para reaferição dos radares pelos técnicos do Instituto de Metrologia do Estado do Pará (Inmetropará). A reaferição é um procedimento padrão, visto que o laudo emitido pelo Inmetropará para atestar a lisura dos radares tem validade de um ano.

“A reaferição é um procedimento bem mais rápido que a aferição. Na aferição o carro do Inmetropará passa dez vezes no radar, com diferentes velocidades. Na reaferição são apenas cinco, o suficiente para os técnicos detectarem se há algum problema no radar ou ele continua nos padrões”, justifica Manoel Pinheiro, técnico de segurança e educação para o trânsito da SeMOB. Em virtude do procedimento ser mais simples, ele garante que também será mais rápido. “A interdição não deve durar muito tempo. Calculamos que testes devem durar por volta de meia-hora em cada ponto de radar”, avisa.

A ação terá início no cruzamento da Centenário com Júlio César, sentido bairro – centro e centro – bairro. De lá, os técnicos do  Inmetropará seguirão para a Pedro Álvares Cabral, que terá ambos os sentidos bloqueados. Durante a operação, orienta-se que os motoristas optem por rotas alternativas. Enquanto o trânsito do cruzamento da Centenário com Júlio César estiver bloqueado, os condutores devem seguir pela Rodovia dos Trabalhadores, saindo ao lado do shopping Bosque  Grão-Pará, depois acessando a Centenário e seguindo a destino. Quando o trecho da Pedro Álvares Cabral, entre Júlio César e Tavares Bastos, estiver interditado, os motoristas deverão fazer o retorno no elevado Daniel Berg, para seguir em direção à Almirante Barroso ou à avenida Centenário, para acessar a Augusto Montenegro.

Texto: Esperança Bessa
Foto: Carlos Sodré – Agência Pará
Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SEMOB)

Veja também