Começou a valer neste sábado, 30, o novo sentido da travessa Vileta, que adotou mão única da rua Antônio Everdosa até a avenida Duque de Caixas. A liberação da via se deu após ampla campanha educativa iniciada na última semana, em que moradores da via e transeuntes em geral foram abordados por agentes educadores da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) e informados a respeito das mudanças previstas para a área. Esta é a primeira etapa para a implantação do binário das travessas Vileta e Humaitá.
“O principal objetivo do binário é garantir a fluidez no trânsito e diminuir os congestionamentos. Quando ocorre qualquer alteração na rotina da população uma das principais preocupações da Prefeitura de Belém é de que o maior número de pessoas seja informado previamente. Por isso, houve todo um cuidado para que o setor de educação da Semob iniciasse o período de educação de forma antecipada, para que ninguém fosse pego de surpresa”, explicou a superintendente da Semob, Ana Paula Grossinho.
A implantação do binário é a transformação de vias que são paralelas, e que atuam com sentido duplo, em vias de sentido único cada uma, operando em sentidos opostos. O binário da Vileta e Humaitá contemplará o trecho da rua Antônio Everdosa até a avenida João Paulo II, mas nessa primeira etapa apenas um trecho da via teve o sentido alterado. “A mudança será realizada de forma gradativa, para que a população se acostume com essa nova realidade. Enquanto isso, as obras de retirada dos canteiros centrais que ainda existem no trecho da Vileta, que vai da Duque de Caxias até a João Paulo II, continuarão. E assim que concluídas entraremos com a sinalização para indicar o novo sentido e depois prosseguiremos com as intervenções na Humaitá, que hoje permanece com o trânsito inalterado nos dois sentidos”, ressalta Ana Paula.
O condutor Carlos Bahia foi um dos abordados pela equipe de educação. Ele, que é morador da área, aposta na melhoria no trânsito que a mudança trará. “Sempre utilizo a via para chegar em casa, já que moro às proximidades. De início a gente estranha um pouco a mudança, mas depois se acostuma”, disse.
Além de adotar um novo sentido, a Vileta também recebeu nova sinalização de ciclofaixa. Atualmente, a malha cicloviária do município é de quase 90 km. Desse total, 19 km são formados por ciclovias e 81 km são ciclofaixas e este número tende a aumentar, já que a partir da implantação do binário haverá o adicional de mais 2 km de faixas exclusivas aos ciclistas.
Os operários Kleber Ribeiro e Andrei Barros aproveitaram o dia para estrear a nova ciclofaixa implantada no trecho liberado da Vileta. A dupla, que retornava de um serviço realizado no bairro da Pedreira, aprovou a nova faixa. “Utilizamos as ciclofaixas diariamente para irmos ao trabalho e esse adicional na Vileta foi bem pensando para quem utiliza a bicicleta como meio de transporte. Basta agora que os motoristas sejam conscientes e respeitem o direito de ir e vir de todos”, disse Kleber.
Agentes de trânsito da Semob permanecerão na via por mais alguns dias prestando orientações aos condutores.
Por Ricardo Miranda
Fotos: Alessandra Serrão
Arte: Ademilton Jr
Avanços na mobilidade urbana, ações educativas e atendimentos descentralizados marcam a gestão municipal
Em quatro anos de gestão do prefeito Edmilson Rodrigues, a Prefeitura de Belém, por meio da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), deu