A primeira etapa para implantação do binário das travessas Vileta e Humaitá foi concluída na manhã desta quinta-feira, 05, com a liberação do último trecho da Vileta, compreendido entre as avenidas Almirante Barroso e João Paulo II. Dessa forma, a via passa a funcionar em um único sentido da rua Antônio Everdosa até a João Paulo II.
“Para a abertura do último trecho foram retiradas as barreiras de concreto que impediam o cruzamento da Vileta com a Almirante Barroso, assim como também foram ligados os semáforos da esquina da João Paulo II, que estão funcionando em três tempos”, explicou o diretor de trânsito da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), Marcos Chagas.
Morador da Vileta, o aposentado Orlando Magalhães disse que a partir da implantação do binário o trânsito na área está melhor. “Está fluindo mais, realmente melhorou bastante comparado como estava antes”, disse. A Vileta também ganhou mais 2km de ciclofaixa totalmente interligada com a malha cicloviária já existente no município.
A diarista Patrícia Conceição é moradora do Conjunto CDP, e sempre que vai visitar sua mãe, que mora no bairro do Marco, utiliza as ciclofaixas. “Quando a via dispõe, sempre procuro utilizar as ciclofaixas, o problema é quando nos deparamos com desrespeito com nosso espaço, seja por motoristas ou pedestres”, aponta.
Também foi realizado um trabalho para retirada dos lava jatos que funcionavam de forma irregular na via. A coordenadora da Ordem Pública, Elizete Cardoso, explicou que os responsáveis pelos lava jatos foram notificados previamente a respeito da retirada. “O serviço vinha sendo executado de forma irregular e com a implantação da ciclofaixa do lado esquerdo da Vileta esse problema ficou mais evidente, já que os veículos ficavam ocupando indevidamente o espaço dos ciclistas”, disse.
Com a abertura deste trecho do binário, as linhas de ônibus Pedreira – Felipe Patroni, Marex – Ver-o-Peso, Sacramenta – Humaitá, Sacramenta – São Brás e Sacramenta – Pte Vargas (via Rômulo Maiorana), que trafegavam pela travessa Humaitá, sentido João Paulo II, foram transferidas para a Vileta, na Humaitá os ônibus permanecerão realizando o sentido contrário, da João Paulo II para a Antônio Everdosa.
Para orientar a população a respeito das mudanças, a Semob está com agentes de trânsito, apoiadores operacionais, fiscais de transporte e agentes educadores na área, dando continuidade a um trabalho educativo iniciado ainda no final de março. De acordo com a titular da Semob, Ana Paula Grossinho, a ação educativa na área será mantida durante 15 dias ou até que o fluxo de veículos se normalize diante das alterações no trânsito. “Logo na sequência será iniciado o trabalho de sinalização da travessa Humaitá, que por enquanto permanece com mão dupla até que a segunda etapa do binário seja concluída”, informou Ana Paula.
Por Ricardo Miranda
Fotos: Oswaldo Forte
Avanços na mobilidade urbana, ações educativas e atendimentos descentralizados marcam a gestão municipal
Em quatro anos de gestão do prefeito Edmilson Rodrigues, a Prefeitura de Belém, por meio da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), deu