Visita técnica encerra reunião nacional de mobilidade urbana realizada em Belém

O terceiro e último dia da 117ª Reunião do Fórum Nacional de Secretários de Mobilidade Urbana e 14ª Reunião Geral do Grupo de Benchmarking QualiÔnibus foi de visita técnica, para que os participantes dos eventos pudessem verificar o potencial de Belém quanto ao transporte hidroviário.

Nos dois primeiros dias de reuniões, os painéis e as discussões foram realizadas no Palácio Antônio Lemos, nos dias 19 e 20, sede da Prefeitura de Belém, anfitriã dos dois eventos, por meio da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob).

O evento reuniu, na capital paraense, até esta sexta-feira, 21, representantes de 35 cidades das mais variadas regiões do país, que discutiram e trocaram experiências sobre projetos e soluções de mobilidade urbana, bem como, ações voltadas à realização da 30ª Conferência da ONU sobre mudanças climáticas, a COP 30, que será realizada em Belém, em novembro de 2025.

A discussão sobre mobilidade, clima e meio ambiente foi o foco central, principalmente, sobre as experiências com a descarbonizaçao e o processo de adoção de transporte elétrico e com baixas emissões de caborno.

Reconhecimento

No encerramento dos painéis, na noite desta quinta-feira, 20, a superintendente Ana Valéria Borges agradeceu a todos pela presença e participação nas discussões. Na oportunidade, a titular da Semob foi agraciada com um diploma de reconhecimento e agradecimento entregue pelos representantes da Associação Nacional de Transportes (ANTP), Rosangela Batisttela e Alexandre Rocha Resende. A ANTP é organizadora do evento juntamente com a WRI Brasil.

Durante a visita técnica, os participantes puderam conhecer as estruturas dos terminais hidroviarios Ruy Barata e do Mosqueiro-IP4, construído e gerenciado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT), bem como a experiências da Universidade Federal do Pará com o transporte elétrico, catamarã e ônibus, desenvolvidos pela instituição, por meio das faculdades de Engenherias Elétrica, Naval e Civil.

No pier UFPA, o grupo conheceu o protótipo de um catamarã para 20 passageiros, movido a energia solar. A embarcação é utilizada para o transporte dos alunos no deslocamento entre os setores do Campus.

As professoras Regina Brabo e Patrícia Bittencourt, da faculdade de engenharia civil, e o professor Átila Lima, da faculdade de engenharia elétrica, explanaram sobre a necessidade da adoção desse tipo de tecnologia limpa.

Corredor verde

O professor Átila Lima respondeu aos questionamentos dos visitantes e explicou que a UFPA possui ônibus elétricos circulares, que transitam dentro do Campus, intermunicipais que transitam entre os campi, em outros municípios, e o interurbano. Por isso, segundo ele, a Universidade é a única a possuir um corredor verde.

A instituição possui uma população de 15 mil pessoas que se utilizam, diariamente, desses modais, segundo o professor. Inclusive, a Universidade disponibiliza um software que informa o modal mais rápido, destinos, horários dos ônibus, além do monitoramento.

Por fim, o grupo conheceu a ilha do Combu, onde os visitantes confraternizaram com um almoço e show musical, encerrando o evento.

Texto:
Rosangela Gusmão