No feriado de Finados, nesta quinta-feira, 2, a demanda aos cemitérios aumenta, para homenagens aos parentes e amigos já falecidos. Para garantir maior fluidez ao trânsito, em função da grande movimentação de veículos e de pedestres nos acessos aos cemitérios, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) atua nos principais cemitérios da cidade, na orientação do trânsito, para garantir fluidez e segurança dos visitantes.
Orientação – A avenida José Bonifácio, no trecho entre as ruas Paes e Souza e dos Mundurucus, está com sentido único, no trecho do cemitério Santa Izabel, no Guamá. Agentes de trânsito se posicionaram na esquina da José Bonifácio com a rua dos Caripunas para organizar o fluxo oriundo da Caripunas no acesso à José Bonifácio, no sentido São Brás, e garantem a travessia segura de pedestres na via.
Outra equipe atua na avenida José Bonifácio, em frente ao Santa Izabel, para orientar o trânsito e permitir a travessia segura na faixa de pedestre. “Está tranquilo, os agentes estão orientando os motoristas e ajudando na travessia de pedestre”, pontuou a aposentada Catarina Gonçalves.
Ônibus – Agentes de transporte se posicionaram na avenida Castelo Branco com a rua dos Caripunas, na ordenação do acesso de veículos pela Caripunas e na orientação aos motoristas de ônibus que não podem acessar a referida via, como normalmente ocorre, visto que a José Bonifácio está com sentido único para São Brás.
Marambaia – No cemitério São Jorge, a atuação é na orientação, organização do fluxo de veículos nos dois sentidos da rua da Mata e permitir a travessia segura na faixa de pedestre em frente ao logradouro localizado no bairro da Marambaia. No cemitério Tapanã o trânsito estava tranquilo, pela manhã. Uma equipe da Semob atou em rondas no local.
Travessia segura – A pedagoga Valeska Lôla e a mãe, a professora aposentada, Iracy Lôla compraram flores para homenagear os parentes que se encontram sepultados no cemitério Santa Izabel. Valeska aprovou a atuação da Semob. “Está organizado. As agentes estão orientando e ajudando na travessia, pois existem condutores desatentos”, observou a pedagoga.
A aposentada Maria Morais entrou apressada no cemitério para encontrar a família para a homenagem aos entes queridos já falecidos. Disse se sentir segura na travessia com a presença dos agentes. “Apesar de tirar os ônibus daqui, tem muito veiculo circulando e os agentes ajudam a atravessar com segurança”, disse.
A artesã Socorro Pinto chegou cedo ao cemitério, justamente para evitar a grande movimentação de pessoas e de carros. Ela atravessou na faixa em frente ao Santa Izabel com tranquilidade. “Me senti segura com a presença dos agentes da Semob, que nos ajudaram na travessia na faixa “, disse.
Texto:
Rosangela Gusmao