Vistoria regular em linhas de ônibus é antecipada para melhorar o serviço à população

A Prefeitura de Belém, por meio da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), autuou a empresa Belém Rio, nesta terça-feira, 15, por conta de um ônibus da empresa, que faz a linha para Icoaraci e teve o eixo quebrado, na Av. Júlio César. Agentes de trânsito e de transporte estiveram no local, para tomar as providências necessárias sobre o fato.

Cronograma antecipado – O fato fo mais um agravante para a Semob antecipar, em uma semana, o cronograma regular de vistoria veicular preventiva nas garagens das empresas, que operam as linhas municipais.

A partir desta quarta-feira, 16, a autarquia iniciará a vistoria pela empresa Belém Rio e, posteriormente, será estendida às demais empresas que possuem garagem em Belém.

Fiscalização – A Semob mantém fiscalização rotineira da operação do transporte coletivo por ônibus nos terminais de linha e garagens de empresas. Constatadas irregularidades, como a redução de frota, descumprimento de horários e ausência de condições mecânicas de veículos, a empresa é autuada.

De janeiro a outubro deste ano, a Semob já lavrou 1.584 multas aplicadas a 17 empresas de ônibus que operam linhas municipais e metropolitanas por descumprimento de ordem de serviço, resultantes das fiscalizações, vistorias e das averiguações de denúncias que chegam à Ouvidoria.

Canais de atendimento  – A autarquia orienta o usuário a formalizar denúncias relacionadas ao transporte de ônibus à Ouvidoria, pelo site da Semob (belem.pa.gov.br), acessando a aba da Ouvidoria, pelo e-mail  (ouvidoria.semob@cinbesa.com.br) ou pelo WhatsApp (91) 98415-4587.

É importante informar a data, hora, local, o código alfanumérico (número que fica na lateral e parte traseira do ônibus) e relatar a situação denunciada, para que os agentes de transporte possam identificar empresa e operadores, averiguar a denúncia e tomar providências.

Mais sobre o assunto fiscalização aqui.

Texto: Rosângela Gusmão

Foto: Ascom/Semob