Em decorrência do ano eleitoral de 2024, bem como a Lei Federal nº 9.504/1997, que estabelece normas gerais para eleições e determina as condutas vedadas aos agentes públicos, configurando algumas condutas como abuso de poder, bem como a infringência ao art. 37, §1º da Constituição Federal, as notícias deste site estão desabilitadas até o fim do período eleitoral.

Volta às aulas com mudança no trânsito em Belém

SEMOB FAZ AÇÃO EDUCATIVA NA VOLTA ÀS AULASO primeiro dia de volta às aulas foi de novidades no trânsito de Belém. Em vias que integram os principais corredores de tráfego da cidade, algumas mudanças de engenharia de trânsito executadas pela Prefeitura de Belém durante o mês de julho já fizeram a diferença diminuindo congestionamentos e ajudando a melhorar o fluxo de veículos.

Uma das principais mudanças ocorreu na confluência da avenida Pedro Miranda com a Alcindo Cacela, onde parte do calçamento da praça Eneida de Moraes foi retirado para se criar uma quarta faixa para veículos, acompanhando a geometria que vem da travessa Bernal do Couto. Isso, somado à proibição de estacionamento do lado direito da via em frente a um colégio particular, o que deixou a pista da esquerda livre para circulação de ônibus, melhorou o sistema de embarque e desembarque de alunos, feito de forma mais ágil e segura.

“O tráfego vem em quatro faixas na Bernal do Couto e se transformava em três na Pedro Miranda. Com os carros estacionados do lado direito, os ônibus acabavam parando na segunda pista e a terceira ficava carregada com todos os veículos de passeio. Essa pequena mudança já teve um resultado considerável em todo o trânsito no entorno desta escola”, destaca Manoel Pinheiro, técnico em segurança e educação para o trânsito da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém.

A segurança do pedestre também foi ampliada, com a implantação de duas novas faixas de travessia e semáforos com tempo maior para o pedestre. “Os semáforos são sincronizados para ficar alguns minutos simultaneamente vermelhos, para garantir a travessia segura”, completa Manoel.

Outras vias que influenciam nos corredores de tráfego escolares receberam o mesmo tipo de beneficiamento, como a travessa Quintino Bocaiúva, que ganhou mais uma faixa de tráfego, e a travessa Castelo Branco, que recebeu nova sinalização em toda a sua extensão.

Fiscalização e educação

Com as mudanças, a Semob está implementando uma operação de volta às aulas diferente. Nas ruas, novidades de engenharia e fiscalização intensiva com os agentes de trânsito nos principais corredores escolares. Enquanto isso, as equipes de agentes educadores inicia nesta terça-feira um trabalho nas escolas municipais, a sua maioria localizada na periferia de Belém.

“As escolas públicas geralmente não estão nos corredores de tráfego e nem são polos de congestionamento, porque os alunos na maioria não são levados neste meio de transporte. Alunos de escolas públicas utilizam mais bicicleta, moto, mototáxi e ônibus, ou vão a pé, por isso, precisam de uma atenção especial dentro do setor de educação para o trânsito”, justifica Manoel Pinheiro. Durante a ação nas escolas será distribuída a cartilha do Semobinho, que em seu primeiro número trata da importância de se respeitar os limites de velocidade. A primeira escola a receber a equipe de educação da Semob é a Escola Municipal Professor José Alves Cunha, no Tapanã, a partir das 9h30 desta terça-feira, 4.

Texto: Esperança Bessa
Foto: Oswaldo Forte
Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SEMOB)

Redes Sociais