O prefeito Zenaldo Coutinho visitou as obras do BRT Belém, na Avenida Augusto Montenegro na manhã desta sexta-feira, 21, e manteve a previsão de conclusão dos serviços para dezembro deste ano. A obra avança com a construção do elevado no cruzamento da Avenida Centenário, e segue até Icoaraci, onde será feito o terminal Maracacuera.
Já no segundo trecho do projeto, o elevado vai receber, a partir da primeira semana de agosto, as vigas de sustentação pré-moldadas, 80% delas estão prontas no canteiro de obras. A pista central onde o ônibus expresso passa está com o solo rígido (aquele em concreto) pronto, e estão sendo construídas as estações ao longo da Augusto Montenegro, além do sistema de drenagem para eliminar pontos de alagamento. Enquanto isso, o Terminal Tapanã segue em fase de fundação.
Elevado – A parte suspensa do elevado terá uma extensão de cerca de 400 metros e atingirá, no seu ponto mais alto, nove metros, respeitando o limite do linhão de energia elétrica que passa naquela região. O acesso será por meio de rampas construídas com terra armada e concreto. Ele terá uma faixa para o ônibus BRT e duas para veículos comuns, em cada sentido da via, eliminando o sinal do cruzamento das avenidas Independência e Centenário, nos dois sentidos da Augusto Montenegro. Além disso, haverá outras opções de interligação com as avenidas por meio de um sistema viário sob o viaduto.
Tapanã – O terminal pronto terá cerca de 80 metros de comprimento e 13 metros de largura, equipado com quatro catracas, bilheterias, sistema de exaustão, cobertura termo-acústica, esquadrias de alumínio, portas de vidro, sala de segurança, banheiros públicos, área de administração e serviço. O espaço comportará paradas para três ônibus de ambos os lados. Todos os acessos e área interna terão adaptações para pessoas com deficiência, assim como a urbanização em torno da construção.
Na vistoria, o prefeito conheceu o local onde está funcionando o Consórcio BRT, espaço com usina de concreto e de diesel, além de central de pré-moldado. “Existe um planejamento que não aparece no dia a dia da obra, e é onde a gente antecipa as necessidades do projeto. As usinas nos tornam independentes do mercado, e isso é fundamental para nos garantir celeridade”, explicou o engenheiro do Consórcio BRT, responsável pela obra, Cláudio Soares.
Zenaldo Coutinho explicou que, este período do ano tem sido um ponto favorável para o avanço da obra. “Desde o início de julho passamos a contar com mais pessoas e maquinários que estão divididas em várias frentes de trabalho, inclusive já dando início ao piso rígido no trecho que segue até Icoaraci, ou seja, já definimos com o consórcio gerenciador e a Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), para intensificar os trabalhos, para em dezembro, nós concluirmos toda a via expressa do BRT, com estações, terminais e viaduto”.
Alguns pontos ainda estão com o tráfego alterado por conta das obras de drenagem para que a pavimentação possa ser concluída.
Geração de emprego – No final do mês de junho a obra contava com o 360 funcionários e, para esta nova etapa, passou a ter mais de 700 funcionários, gerando mais emprego direto na capital paraense.
Texto: Karla Pereira
Foto: Oswaldo Forte
Coordenadoria de Comunicação Social (COMUS)