O que você procura?

Ação da Semob reconhece boas práticas femininas ao volante

AÇÃO SEMOB DIA DA MULHERO diaCreateThumbnail foi de comemorações em alusão ao dia internacional da mulher, celebrado no último dia 8 de março. As servidoras que chegaram na Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém, SeMOB, na manhã desta segunda-feira, 9, foram recebidas com músicas, executadas pelo coral do órgão e outras homenagens. Nas ruas o dia não foi diferente. A equipo de educação para o trânsito da SeMOB foi às ruas para parabenizar as condutoras pela conduta responsável e segura no trânsito.

Dona Zelândia Soares sabe bem: “pesquisas mostram que mulheres dirigem melhor que os homens”. Por isso, ainda em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, agentes educadores da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém foram às ruas na manhã desta segunda-feira,9, para homenageá-las por serem exemplos de prudência e cuidado no trânsito. Dona Zelândia e outras tantas mulheres anônimas foram abordadas, receberam elogios e retribuíram com sorrisos nos rostos. E o dia foi mais leve no sempre carregado trânsito da avenida Presidente Vargas.

“É bom sermos reconhecidas como condutoras-exemplo, porque de fato temos mais cuidado. Nosso sentido de preservação é maior”, disse Zelândia. No carro de Fátima Garcia todo mundo só entra se estiver usando cinto de segurança, não só nos bancos dianteiros, mas nos traseiros também. “O povo de casa já sabe: ou coloca o cinto no banco de trás, ou desce do carro”, disse Fátima, aos risos.

Mais do que ser homenageada, a condutora Nara Almeida queria que os homens mirassem seus atos nos exemplos femininos. “Acho extremamente necessário reconhecer nossa forma mais prudente. Se todos dirigissem assim, o trânsito seria mais seguro”, destacou.

Esta ação ficou marcada também como a primeira atividade prática da nova turma de agentes de trânsito educadores. Oito deles foram às ruas reforçar o time de educação do trânsito da SeMOB, fazendo a abordagem às condutoras. Durante a homenagem, mostraram que os agentes de trânsito não atuam apenas para multar, mas também para estimular e reconhecer boas práticas ao volante. Como as mulheres por natureza já costumam fazer.

Texto: Esperança Bessa
Foto: Oswaldo Forte
Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SEMOB)