Ação social no bairro Curió-Utinga visa garantir a segurança no trânsito em Belém

Vários serviços estarão disponíveis à população, na manhã deste sábado, 21, na ação social que a Prefeitura de Belém oferecerá no complexo da Praça das Castanheiras, no Curió Utinga. A ação de cidadania faz parte da programação Maio Amarelo, executada pela Superintendência Executiva da Mobilidade Urbana (Semob), com o objetivo de conscientizar, prevenir e reduzir acidentes de trânsito.

A secretária do centro comunitário, Salete Gomes, diz que é fundamental a participação do público para que mais ações sociais aconteçam no bairro. “É importante porque garante uma articulação com órgãos do governo no sentido de disponibilizar serviços, que já estão disponíveis na rede pública, mas que nem todos conseguem ter acesso, seja por carência de oferta, seja por dificuldade de tempo, durante a semana”. 

Segundo ela, o “nosso centro comunitário sempre estará de portas abertas para receber essas ações realizadas com a parceria da Prefeitura de Belém”.

A ação será desenvolvida de forma integrada com o apoio das secretarias municipais de Saúde (Sesma), Saneamento (Sesan), Economia (Secon) e Fundação Papa João XXIII (Funpapa) e Coordenadoria Antirracista (Coant). Conta ainda com a participação da Ordem dos Advogados do Brasil, seção Pará (OAB-PA), que também prestará orientações jurídicas no Curió-Utinga, no horário de 8 às 12 horas.

Mobilidade e Trânsito – A Semob estará presente com ações de educação de trânsito e orientação sobre comportamento seguro, jogos pedagógicos sobre segurança no trânsito, emissão da 1ª via do passe Sênior, agendamento para 1ª via do passe Especial e credencial de vagas de estacionamento, recursos de defesa de infração, de processo de desistência de recursos, de antecipação de penalidade, indicação de real condutor e emissão de boleto e atendimento da Ouvidoria.

Saúde – A Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) participa da campanha fazendo atendimento no posto de Saúde do bairro, que fica na praça das Castanheiras. Serão oferecidos serviços de testagem e aconselhamento para HIV, Hepatites B e C, Sífilis; Vacinas; PCCU (exame Preventivo de colo de útero); consultório de PIC´S (Medicina chinesa – Auriculoterapia e Aromaterapia).

Está previsto, ainda, emissão de cartão SUS, cadastro territorial, consulta de enfermagem, avaliação antropométrica, verificação da pressão arterial, verificação de glicemia, além de informações em stand expositivo sobre prevenção de: doença de Chagas, Dengue e Malária, jogos pedagógicos e brincadeiras para crianças sobre prevenção.

Sustentabilidade – A Sesan fará oficina sobre boas práticas de manejo de resíduos sólidos, divulgação sobre os dias da coleta domiciliar e do Zapp do Entulho, além do mutirão da coleta seletiva.

Cidadania e Cultura – A Secon irá oferecer emissão da carteira de Trabalho Digital, através do Portal do Trabalhador. A Funpapa fará cadastro no CadÚnico e a Coant contribui com a palestra “Enfrentamento ao racismo e pela valorização da vida no trânsito”, roda de conversa e oficinas de turbante e de dança afro. Já a OAB-PA fará a orientação jurídica na área de trânsito.

Texto: Rosângela Gusmão

Foto: Ascom/Semob