O que você procura?

Agentes de Trânsito Ciclistas serão novidade este final de semana em Mosqueiro

semob 3Se o uso da bicicleta como meio de transporte vem crescendo, a necessidade de os ciclistas terem mais apoio no trânsito também. Pensando nisso, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém – SeMOB lança neste sábado, 19, em Mosqueiro, o projeto Agente de Trânsito Ciclista, com o objetivo de educar os pedestres, motoristas e ciclistas que estão aproveitando o verão por lá. Durante o final de semana, dez agentes vão circular pelos principais pontos da ilha estimulando o uso da bicicleta e também trabalhando na educação e fiscalização, tudo em parceria com a ação SeMOB na Comunidade, que levará serviços do órgão, como emissão de Passe Fácil e de Credencial de Estacionamento de Idosos, além de informações sobre multa e guincho, direto para Mosqueiro.

“O agente de trânsito ciclista é uma inovação que estamos implementando. A meta do projeto é educar e fiscalizar em operações pedagógicas especiais realizadas pela SeMOB”, explica o coordenador de fiscalização de trânsito da SeMOB, Pedro Paulo Oliveira. Em Mosqueiro, os agentes ciclistas circularão em pontos de tráfego intenso, como Avenida 16 de Novembro e as praias do Farol Velho e Chapéu Virado. Com a bicicleta eles também ganharão agilidade no deslocamento e chegarão de forma mais rápida às ocorrências.

Além de ter uma abordagem educativa diferenciada, o projeto integra ciclistas e agentes no intuito de estimular o uso do transporte e atende a um pedido dos ciclistas, de acompanhar suas principais dificuldades e educar os motoristas. “Muitos ciclistas solicitavam que nós entendêssemos melhor as dificuldades que ele enfrentam, principalmente de convivência com os veículos. O agente sobre a bicicleta tem outra visão do trânsito e pode coletar informações quanto às condições da ciclovia e melhor convivência entre ciclistas, pedestres e motoristas, afinal o trânsito é feito por todos”, completa Pedro Paulo.

Quando agosto chegar, os agentes ciclistas vão fiscalizar as ciclovias e ciclofaixas de Belém e, em especial, transitarão na ciclovia do BRT, fazendo uma atuação itinerante de evacuação da pista exclusiva dos ônibus expressos e orientando a população de que atravesse apenas na faixa de pedestres e que ciclistas se mantenham na via a eles destinada. “Eles ganharão em mobilidade, porque a bicicleta facilita o deslocamento e estarão bem mais próximos de pedestres e ciclistas fazendo orientação e fiscalização”, completa Maisa Tobias, Superintendente da SeMOB.

SeMOB na Comunidade

O serviço de Agente Ciclista será lançado durante a programação do SeMOB na Comunidade, que neste sábado estará levando diversos serviços do órgão para junto da população em Mosqueiro. Será ofertada a emissão de segunda via de Passe Fácil Estudantil, primeira e segunda via de Passe Fácil Especial para idosos, emissão de segunda via e agendamento de primeira via do Passe Fácil para deficientes físicos, além de informações sobre multas, guinchos, dúvidas jurídicas sobre infrações de trânsito, denúncia de ouvidoria, balcão de informações, etc.

O SeMOB na Comunidade funcionará de 9h às 13h na praça localizada em frente ao carramanchão da Praia do Chapeu Virado. “É uma forma de levar as ações da SeMOB para mais perto da população. Sempre que fazemos o SeMOB na Comunidade temos um ótimo retorno de público”, comemora Maisa Tobias, citando outras edições já realizadas no Ver-o-Peso e em São Brás.