O que você procura?

Belém terá mais 1km de ciclofaixa na avenida José Bonifácio

Sem Descrição

A malha cicloviária de Belém vai aumentar. A ciclofaixa da Avenida José Bonifácio, que hoje vai da Rua dos Mundurucus até a Avenida Magalhães Barata, será ampliada até o Santuário de Fátima, somando 1km de nova faixa destinada exclusivamente ao ciclista. A sinalização na área começará a ser feita ainda este mês, mas a equipe de educação da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém já está na área informando, em residências e estabelecimentos comerciais, sobre as mudanças que em breve irão alterar a dinâmica de estacionamento no local.

“Com a ciclofaixa, ficará terminantemente proibido estacionar do lado esquerdo da Avenida José Bonifácio, da Rua dos Mundurucus em diante, como já ocorre hoje em um pequeno trecho apenas. Quando a via estiver toda sinalizada, quem estiver estacionado no local será autuado conforme determina o Código de Trânsito Brasileiro”, avisa Manoel Pinheiro, técnico em educação e segurança no trânsito da Semob.

A ciclofaixa também trará outras mudanças na via, como o deslocamento de pontos de táxi para o lado direito. No caso de um grande supermercado localizado na área, para que não seja deslocado o ponto de táxi, será construída uma baia com recuo de um trecho da ciclofaixa para dentro da calçada, como ocorre na ciclofaixa da Mundurucus, no perímetro próximo ao Horto Municipal.

“A iniciativa privada pode ser parceira nesse tipo de ação e entrar conosco na adequação da obra para atender a alguma demanda específica que beneficie ainda mais a população, como nesse caso”, diz Maisa Tobias, superintendente da Semob.

Com este novo trecho, as ciclofaixas da Mundurucus e da José Bonifácio terão, somadas, 3,8km, que serão em breve interligadas à ciclovia que será construída no canteiro central da Avenida Duque de Caxias, com mais 2,5km, e à nova ciclovia da Brigadeiro Protásio, que já está em obras, com 600m, somando cerca de 4km de novas vias destinadas exclusivamente aos ciclistas. Quando as obras estiverem concluídas, Belém passará a ter um total de 75km de ciclovias e ciclofaixas.

“Com este novo trecho estaremos cumprindo parte do nosso projeto de interligação da malha cicloviária, porque o ciclista poderá seguir da Mundurucus até a Avenida Augusto Montenegro via José Bonifácio, Duque, Brigadeiro Protásio, Júlio César e Centenário”, comemora Maisa Tobias.

Texto: Esperança Bessa
Foto: João Gomes / COMUS / Tássia Barros – Comus
Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SEMOB)