BRT Metropolitano avança com apoio Federal

CreateThumbnailMais um importante passo foi dado para desafogar o trânsito da Região Metropolitana de Belém com a assinatura da autorização de cessão do trecho de 16 quilômetros da rodovia BR-316 para o Governo do Pará. Sob administração estadual, o trecho será integrado ao Sistema BRT (Sistema Bus Rapid Transit) Metropolitano, como anunciou pessoalmente o governador Simão Jatene, em coletiva no Palácio dos Despachos, em Belém, nesta quinta-feira, 10.

O prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, e os prefeitos de Ananindeua e Marituba, além do senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) participaram da entrevista onde foram anunciadas as próximas etapas do BRT Metropolitano, que prevê a reconstrução da BR-316, com a integração dos sistemas de transporte de Belém, Ananindeua e Marituba.

A obra é considerada um dos maiores investimentos em mobilidade urbana já desenvolvidos no Pará e terá o investimento de R$ 500 milhões. Já aprovado pela equipe técnica do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) tem prazo de execução de aproximadamente 20 meses, a partir do processo licitatório.

Em Belém, o sistema BRT já está em fase avançada, especialmente na principal via de acesso à cidade, a Almirante Barros, com a implementação das estações. Já na avenida Augusto Montenegro, do total dos 2,78 quilômetros de pista de concreto correspondentes ao segundo trecho de obras,(Mangueirão ao Tapanã) cerca de 80% já foram concluídos.

De acordo com Zenaldo Coutinho, a aprovação deste projeto era um anseio da prefeitura. “Se não tiver o BRT Metropolitano, como é que acontece a entrada e saída da nossa cidade? Um caos absoluto. Os passageiros teriam que descer na entrada de Belém para seguir para Ananindeua e Marituba e na volta, teriam também que descer na entrada de Belém para que os ônibus não concorressem com o BRT”. Segundo ele, não dá para imaginar uma Região Metropolitana onde muita gente mora em uma cidade e trabalha em outra, sem integração.

Ainda de acordo com o prefeito de Belém, a aflição se dava também, em virtude do governo do Estado ter conseguido o dinheiro com uma agência japonesa, para execução da obra e não poder dar seguimento ao trabalho. “Felizmente, o presidente da República, Michel Temer, numa atitude decidida, assinou o convênio a fim de que o Governo do Pará possa executar esse projeto metropolitano. Aí sim, nós teremos a nossa grande integração e o transporte de ida e vinda da região metropolitana estará garantido com fluidez, rapidez, agilidade, qualidade, e com integração”, complementou Zenaldo.

Integração – O BRT metropolitano vai proporcionar à população um novo sistema, com transporte limpo, seguro, de qualidade, e horários precisos de saída e chegada. O ponto inicial do BRT será o Terminal Marituba, localizado no km 10,7 da Rodovia BR-316, próximo à Alça Viária, e permitirá a integração das linhas alimentadoras que vêm de Marituba. Já em Ananindeua, o terminal será localizado no km 6,5 da Rodovia BR-316, em frente à sede Campestre da AABB. Este será o principal ponto de integração das linhas alimentadoras de Ananindeua ao BRT.

Com a concessão deste trecho, os 16 quilômetros que vão do Entroncamento até Marituba, quase na entrada de Benfica, além da Alça Viária, passarão a ser administrados pelo Estado, que executará obras para melhorar o fluxo do tráfego no perímetro.

O governador Simão Jatene, que assinou a concessão com o presidente, anunciou que o Pará vai por em prática um projeto que visa desafogar o trânsito e diminuir os transtornos a motoristas, passageiros e pedestres na saída da cidade.

“Mais que um BRT, é um repaginar de toda a entrada da cidade. Esta obra terá um impacto não só para a população da região metropolitana, mas para todos os paraenses que usam essa rodovia, que vai se transformar numa grande avenida. Os trabalhadores que usam o transporte coletivo cada vez mais vão ter a possibilidade de ter um transporte coletivo de qualidade, que lhes permita a condição de mais rapidamente acessar os municípios da região metropolitana”, afirmou o governador.

BRT Belém – O sistema BRT na capital paraense – que inclui as Avenidas Almirante Barroso e Augusto Montenegro – posteriormente terá a integração da Avenida Centenário até a Doca, incluindo um binário entre a Senador Lemos e a Pedro Álvares Cabral, e também, na sequencia, o BRT centro, que sairá de São Brás até o centro da cidade, além de Icoaraci, que vai da entrada de Icoaraci (Agulha) até a Orla.

Texto: Karla Pereira
Foto: Oswaldo Forte / Tássia Barros – Comus
Coordenadoria de Comunicação Social (COMUS)