O que você procura?

Ciclistas e condutores são alvos de ação educativa em ciclofaixa sobre o respeito e segurança no trânsito

De forma criativa, arte educadores abordaram 150 ciclistas, na manhã desta terça-feira, 20, orientando sobre a forma correta e segura de usar a ciclofaixa da Avenida Dr. Freitas, recém implantada, no trecho das avenidas Senador Lemos e Almirante Barroso.

A ação de educação foi realizada na esquina com a avenida Duque de Caxias e faz parte da programação da Semana Nacional do Trânsito da Prefeitura de Belém, desenvolvida pela Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob). 

Orientação – Durante as abordagens, foram distribuídos material informativo e coletes refletivos a ciclistas, bem como condutores de veículos (carros e motos) foram orientados a respeitar a ciclofaixa, e os pedestres orientados a como atravessar a faixa com segurança.

Alerta – Os arte educadores, juntamente, com os agentes de educação da Semob alertaram os condutores sobre o risco de usar o espaço exclusivo do ciclista, que poderia resultar em acidentes e multas.

Vários ciclistas passavam pelo perímetro rumo ao trabalho e pararam para escutar a orientação e receberam coletes refletivos, para reforçar a própria segurança ao trafegarem à noite.

Apelo – “Acho ótima a campanha e é importante parar para ouvir”, disse o impermeabilizador Jorge Caripunas, que é ciclista há 40 anos. Ele destacou a importância da ciclofaixa para a segurança do ciclista e apelou para o respeito à faixa exclusiva. 

Equipamentos de segurança – “A gente procura se mostrar no trânsito, com luz, e o colete vai ajudar bastante”, disse a artesã Michelle Souza. “Com a ciclofaixa fica tudo mais fácil, a gente se sente mais segura, apesar de alguns condutores não respeitarem”, observou, destacando que cuida da segurança se equipando com buzina, capacete e luz. 

Mais humano – Como o tema “Juntos Salvamos Vidas”, a programação busca alertar para a importância do cuidado, do respeito e da empatia, para tornar o trânsito mais humano e seguro e menos letal.

“No trânsito, a consciência é a principal defesa, tanto para o ciclista, como para o pedestre, motociclista e motoristas. Todo mundo tem que respeitar”, pontuou a artesã, ressaltando a importância da ação educativa da Semob, pois, segundo ela, leva a pessoa a refletir sobre suas ações no trânsito visando a sua segurança.

Texto: Rosangela Gusmao

Colaboração: Amanda Mardock