Conheça os itinerários do transporte coletivo do Programa Integra Belém

A Prefeitura de Belém, por meio da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), começou a implantar o Programa Integra Belém, que busca oferecer mais qualidade ao transporte público coletivo por ônibus. As mudanças contemplam a criação de novas linhas e alterações de itinerários para dar velocidade no trajeto e melhorar a mobilidade.

Nesta primeira fase, que se iniciou dia 13 deste mês de novembro, foram introduzidas 18 linhas e a oferta de serviços tende a aumentar e passar por alterações após a segunda fase, prevista para o próximo sábado, dia 27.

No novo sistema, o usuário tem que considerar o destino ao invés da linha como estava acostumada e, a partir dessa informação, poderá ver que existem outras linhas disponíveis para o destino pretendido.

Integração física e temporal

A integração física ocorre quando o passageiro embarca e desembarca dentro do terminal de integração. Já a integração temporal ocorre quando o passageiro desce nas paradas laterais da pista para depois acessar a estação ou terminal de integração.

As integrações só podem ser feitas com o uso de qualquer um dos cartões Passe Fácil. No caso dos estudantes, o cartão de meia-passagem é recarregável e pode ser carregado, com quantas passagens desejar, nas bilheterias dos terminais de integração, sempre sendo cobrado apenas o valor da meia-passagem (R$ 1,80).

Não serão cobradas duas ou mais passagens. cada vez que o passageiro subir em um novo ônibus, a partir dos terminais e estações. Como se trata de uma integração, a passagem é cobrada por sentido de trajeto, ou seja, apenas uma passagem na viagem de ida e uma passagem na viagem de volta.

Cada pessoa precisa ter o seu próprio cartão Passe Fácil para realizar a integração nos terminais e estações. Quem não tiver nenhum dos cartões, pode adquirir o cartão para integração no valor de R$ 1,00 nas bilheterias dos terminais.

Expansão do serviço

Por enquanto, só é possível fazer as integrações nas 18 novas linhas lançadas nesta primeira etapa do Programa. A partir do dia 27, o serviço será expandido com a implantação da segunda etapa do Integra Belém.

A Semob ressalta que a implantação do Programa Integra Belém, marca de governo da Prefeitura de Belém, também é um período de transição e está sujeito à mudanças de horário e de percurso ao longo do projeto para melhor atender a demanda e garantir a qualidade do serviço.

Para tirar qualquer dúvida, os usuários contam com a ajuda de agentes da Semob, que estão trabalhando e orientando a respeito das novidades em todos os terminais de integração.

Se quiser saber mais sobre os itinerários lançados na 1ª fase do Integra Belém acesse: https://bit.ly/itinerarios_integra_belem

Texto: Leonardo Fernandes

Foto: Joyce Ferreira (Comus)/ Arquivo