Operação conjunta de fiscalização retira veículos irregulares da Av. Pedro Miranda

FOTO: João Gomes / COMUSA Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SeMOB) realizou durante a manhã desta sexta-feira, 18, uma grande operação de fiscalização na avenida Pedro Miranda, no bairro da Pedreira. A operação teve início por volta das 8h e contou com a parceria da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Segup) e diversos outros órgãos ligados à Prefeitura de Belém, como Secretaria de Economia (Secon), Secretaria de Urbanismo (Seurb) e Guarda Municipal de Belém (GMB).

Iniciada no cruzamento da avenida Dr. Freitas, esta foi a terceira operação deflagrada pela SeMOB na área só este ano. De acordo com o diretor de trânsito da SeMOB, Marcos Chagas, o local é alvo de inúmeras reclamações sobre veículos estacionados irregularmente. “Ao realizarmos a vistoria, constatamos que, além de ocuparem as áreas destinadas para estacionamento, muitas empresas na localidade também ocupavam a lateral do canteiro central, cuja prática já é considerada uma infração de trânsito, acarretando no estreitamento da via e prejudicando ainda mais o fluxo de veículos, daí a necessidade da remoção”, explicou Chagas. A ação desta sexta resultou na apreensão de 15 veículos, entre carros, motos e sucatas.

Além disso, durante a operação, agentes da Segup estiveram atuando no local com o objetivo de coibir o comércio ilegal de peças automotivas. “Esse trabalho é de prevenção a ilicitudes penais e administrativas e, geralmente, vem para combater possíveis crimes de roubo de veículos. Esse trabalho de repressão também é para coibir essa dinâmica de supostos fornecedores de peças automotivas. Cada órgão tem sua atribuição nessa operação executada por órgãos do Sistema de Segurança”, analisou o delegado Rafael Cecim, diretor da Divisão de Repressão a Furtos de Veículos (DRFV).

Todos os veículos e carcaças apreendidos durante a operação foram removidos ao pátio de retenção da SeMOB, localizado no bairro do Tapanã. Para fazer a retirada é necessário que o proprietário do carro dirija-se à sede da SeMOB, localizada na avenida Júlio César, 1026-A, e efetue o pagamento das taxas administrativas. O atendimento é de 8h30 às 15h.

Para quem quiser fazer denúncias ou reclamações referentes ao trânsito ou transporte no município de Belém, a SeMOB disponibiliza o Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU), pelos número 118 (telefone fixo) e 99235-3033, perfil no Twitter (@SeMOB_Bel), e-mail contato.semob@belem.pa.gov.br, além da sessão “fale conosco” do site (www.belem.pa.gov.br/semob).

Texto: Ricardo Miranda
Foto: João Gomes / COMUS
Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SEMOB)