SeMOB ordena e orienta o trânsito durante o traslado

Mais de 500 romeiros foram abordados no Entroncamento pelos agentes de educação para o trânsito da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SeMOB) na manhã desta sexta-feira, 8. A orientação aos que chegaram a pé era para continuarem na calçada, no trajeto das avenidas Almirante Barroso e Magalhães Barata. Pela manhã, chegaram romeiros caminhando e de bicicleta oriundos de Magalhães Barata, Nova Timboteua, Marapanim, Castanhal, São Miguel do Guamá, Ananindeua e Mosqueiro.

“É emocionante ver essas pessoas, vindo de tão distante, em agradecimento a uma graça alcançada e estamos aqui para ouvir um pouco dessas histórias de vida e orientá-las para que cheguem a seus destinos com segurança”, avaliou a chefe de divisão de Educação para o Trânsito da SeMOB, Tatiane Pinheiro.

A orientação aos ciclistas era para acessarem a ciclovia da Avenida Almirante Barroso. Ronaldo de Sá estava entre os ciclistas. Ele vinha de Ananindeua e há anos decora a santinha e sua berlinda, que carrega na bicicleta. “Minha mãe se curou de um câncer e, a partir daí, todos os anos faço esse percurso pedalando”, disse o ajudante de produção.

Ciclistas seguiram pela ciclovia da Avenida Almirante Barroso e os romeiros em caminhada seguiram pela calçada em direção à Basílica Santuário. As interdições nas vias do entorno funcionaram bem, na avaliação do coordenador de Operação e Fiscalização de Trânsito da SeMOB, Elias Jardim.

Traslado Rodoviário – As avenidas Generalíssimo de Deodoro (com a Nazaré), José Malcher (com a Vila Leopoldina), Nazaré (com Rui Barbosa) e Gentil (com Quintino), que estavam interditadas antes das 4h30, foram liberadas por volta de 7h35, um pouco depois da saída do traslado rodoviário para Ananindeua e Marituba. A Berlinda conduzindo a imagem de Nossa Senhora saiu às 7h15 da Basílica Santuário e retornou por volta de 12h09.

As avenidas José Bonifácio com a Magalhães Barata e Almirante Barroso com as avenidas Ceará, Júlio César e Tavares Bastos, foram sendo liberadas a partir da passagem do traslado. Para garantir esse trabalho com tranquilidade e segurança dos romeiros que chegaram à Praça Santuário, os devotos que foram participar da missa ou que acompanharam o trajeto da romaria, foi mobilizado um contingente de 16 agentes, que ficaram nos pontos de interdição. Cinco viaturas fiscalizaram todo o trajeto em Belém, assim como, quatro motocicletas deram apoio aos demais agentes de segurança do Detran e PRF.

Desvios de linhas – As linhas que circulam pelas avenidas Nazaré/Magalhães Barata e Gentil Bittencourt e que acessam a Nazaré pela Tv Quintino Bocaíuva tiveram seus itinerários alterados, por conta das interdições. Os desvios das linhas de ônibus ocorreram durante a missa na Basílica e saída da berlinda com a imagem peregrina para o traslado que seguiu para Ananindeua e Marituba.

As linhas que trafegam pelas avenidas Nazaré foram desviadas pela Rui Barbosa, Gentil Bittencourt, José Bonifácio, Almirante Barroso a destino. As que seguem pela Avenida Gentil Bittencourt/Quintino foram pela Gentil, José Bonifácio, Almirante Barroso a destino. Segundo o agente de trânsito Gerson Miranda, os desvios ocorreram dentro da normalidade. As linhas seguiram seus itinerários normais já a partir de 7h35.

Monitoramento – Durante a quadra nazarena, a SeMOB também estará presente no Centro Integrado de Monitoramento montado pela Secretaria Estadual de Segurança Pública (Segup), na Almirante Barroso, esquina da travessa do Chaco, com a presença de um inspetor de trânsito.

Segundo o agente Isaias Reis, no período da quadra nazarena, serão repassadas, em tempo real, as informações sobre a fluidez e segurança do trânsito para as equipes em campo. “Essa medida deverá diminuir o tempo resposta das demandas de trânsito e transporte”, disse, reforçando que o percurso do traslado foi monitorado e tudo ocorreu dentro da normalidade.

Texto: Rosângela Gusmão.

Foto: Ascom SeMOB.