O que você procura?

SeMOB realiza Blitz educativa com abordagens a ciclistas e pedestres

A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SemOB) realizou blitzes educativas em faixas de pedestres e ciclofaixas de grandes corredores de Belém, como as avenidas Pedro Álvares Cabral e Augusto Montenegro. Um total de 1.034 pessoas foram abordadas no domingo, dia 19, e nesta segunda-feira, dia 20.

No domingo, agentes de educação para o trânsito realizaram a ação “Pedestre Consciente”. De 8h30 às 11 horas, os pedestres e ciclistas receberam orientação sobre travessia correta na faixa de pedestre e a circulação na ciclofaixa.

Em duas horas e meia, 632 pessoas foram abordadas na faixa de pedestre próximo ao cruzamento da Avenida Pedro Álvares Cabral com a Rua São Benedito.

Pedestres devem atrassar com segurança

Dona Rosi Macedo saiu em defesa da vida ao afirmar a necessidade de atravessar na faixa, mesmo que precise andar alguns metros. “Nesse momento, não adianta ter pressa. A vida em primeiro lugar”, afirmou.

A cabeleireira Leolina da Silva Ribeiro também é cuidadosa quando o assunto é trânsito. “Só atravesso na faixa”, contou. E o autônomo Antônio Costa anda com a sua bicicleta na ciclofaixa e ao atravessar na faixa, desce e vai andando. 

“O principal objetivo da ação é chamar a atenção do pedestre para a travessia correta na faixa, orientando para que todos adotem novas posturas e comportamentos seguros que priorizem a vida”, explica a chefe de Divisão de Educação para o Trânsito (CDET) da SeMOB, Tatiane Pinheiro.

A doméstica Alessandra Santos Barata aprendeu que ao atravessar com crianças, elas precisam ser seguradas no pulso e não nas mãos, pois, correm o risco de se soltarem em plena travessia. 

Foco nos ciclistas

Nesta segunda-feira de manhã, dia 20, os agentes de educação realizaram a blitz educativa orientando aos ciclistas da Avenida Augusto Montenegro. A ação foi realizada no cruzamento com a Rua da Marinha.  Em 2 horas, 402 pessoas, entre ciclistas e pedestres foram abordadas. 

“A ação com ciclista tem o objetivo de alertar sobre as regras de circulação segura, reforçando o uso de equipamentos de segurança do ciclista, e de também chamar a atenção dos condutores para o compartilhamento do espaço público de forma pacífica e harmoniosa, cada um respeitando o espaço do outro”, explicou a chefe da CDET.

A dona de casa Sheila Cristina Pinto de Oliveira costuma usar a cilofaixa para levar o filho de bicicleta para a escola. Com o filho na garupa, os cuidados são redobrados. “Temos que andar em conformidade com as regras do trânsito para a própria segurança”, enfatizou.

Oswaldo Silva que trabalha com produto têxtil, estava a caminho do trabalho e parou para ajustar um volume que levava na garupa da bicicleta. Ele disse que está muito atento à segurança e, inclusive, vai adquirir um capacete para aumentar a própria segurança.

Tatiane Pinheiro ressaltou ainda, que não tem como deixar o condutor de fora das ações educativas, que também recebe orientação acerca da responsabilidade que cada um deve ter no trânsito, respeitando o espaço destinado ao pedestre e preservando a vida deles que são os mais vulneráveis no trânsito.

Texto: Rosângela Gusmão

Foto: Ascom SeMOB