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Ação itinerante da prefeitura de Belém realiza 121 atendimentos do Passe Fácil em Outeiro

A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) levou seus serviços de emissão de meia-passagem, cartões Passe Fácil Sênior e Especial e credencial de vaga de estacionamento (idoso e PCD) aos moradores de Outeiro, neste fim de semana, na sexta-feira,1º, e neste sábado,2. Nos dois dias foram feitos 121 atendimentos.

A ação itinerante é coordenada pela Coordenadoria de Atendimento ao Usuário (COAU) da Semob, com a parceria do Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Belém (Setransbel), e foi realizada na manhã desta sexta-feira,1º, na Escola Colônia do Fidelis e no sábado,2, na Escola Pedro Demo, de 9 às 13 horas. A próxima ação vai ocorrer, no próximo sábado, 9, na Escola Bosque.  

Atendimentos – Na sexta-feira foram feitos 35 atendimentos, 17 solicitações de meia-passagem, quatro atendimentos para o cartão Sênior e um agendamento de cartão Especial.  Seis estudantes foram atendidos, mas estavam com documentação incompleta, da mesma forma, dois atendimentos para o cartão Sênior. Houve três casos de cancelamentos por biometria facial e um atendimento sobre informação em geral.

Já neste sábado, foram 86 atendimentos, sendo 45 solicitações para a meia-passagem, 10 cartões Sênior, um agendamento de cartão especial, dois pedidos de credencial de vaga de estacionamento para PCD, um caso de cancelamento de biometria facial e 27 informações em geral.

Descentralização – Ao descentralizar seus serviços, a Semob se aproxima mais da comunidade de Outeiro. “A importância de descentralizar esses serviços, principalmente para o Distrito de Outeiro, visa atender a uma população penalizada com a interdição da ponte, em janeiro, que possui dificuldades de se locomover para esse atendimento no posto de São Brás”, explicou a coordenadora da COAU, Patrícia Ellen da Conceição. 

Os moradores aprovaram a ação realizada nas duas escolas, principalmente, pela proximidade de casa, pela dificuldade de ir até São Brás, pela facilidade e rapidez no atendimento. A dona de casa Maria Daniele de Deus aproveitou a ação na Escola Colônia do Fidelis para solicitar as carteirinhas dos filhos Kauã e Kauê de Deus Barros, de 10 e 11 anos respectivamente. “Ação como essa ajuda a gente ainda mais com a situação da ponte”’, disse. 

A dona de casa Neiliane Caroline Silva se apressou em levar o filho Luiz Miguel Silva Pinheiro 13. “Já era para ter solicitado, mas, com a nossa dificuldade de locomoção por causa da ponte, desisti, pois, teria que madrugar pra sair de casa”, disse, considerando que o filho também paga passagem inteira. “Com a meia-passagem, é mais uma economia no meu orçamento”.

Facilidade e rapidez – Na Escola Pedro Demo, neste sábado, o movimento foi bem maior. O Marítimo Francisco José de Souza Veras completou 60 anos e tratou de solicitar o cartão Sênior. Ele achava que ia passar o dia todo e se surpreendeu com a rapidez no atendimento. “Foi maravilhoso, muito mais prático. Temos dificuldade de ir a Belém, às vezes por falta de tempo ou por falta de dinheiro para a passagem. A ação veio facilitar”, disse, lembrando que também aproveitou para levar a filha de 9 anos para tirar a meia-passagem.

A dona de casa Érica Lorena levou a filha de 10 anos, Sofia Costa, para solicitar a meia-passagem e aprovou o atendimento rápido. “Estou tentando desde o ano passado, quando houve uma ação aqui na escola. Consegui agora e foi muito tranquilo. É muito longe ir até São Brás e estamos sofrendo com essa situação da ponte”.

Texto: Rosângela Gusmão

Foto: Ascom Semob