Câmara Municipal debate impasse entre caminhoneiros e moradores do conjunto da Cohab

55481_14864555481_148646Um impasse entre moradores do conjunto da Cohab, na avenida Augusto Montenegro, e caminhoneiros de frete que fazem ponto dentro do conjunto foi tema de uma sessão especial na Câmara Municipal de Belém nesta quinta-feira,26. De um lado, moradores inconformados com o estacionamento irregular que, segundo eles, trazem inúmeros prejuízos ao conjunto. De outro, caminhoneiros que acreditam ter o direito de estacionar em via pública para oferecer seus serviços. No meio disso, o poder público constituído, no caso a Prefeitura de Belém que, por meio da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana – Semob, tem a obrigação, via determinação do Ministério Público do Estado, de fazer a imediata retirada dos caminhoneiros do local.

Em pauta durante a sessão estavam não só questões relacionadas aos direitos e deveres de cada envolvido neste cenário, mas também reflexões sobre o crescimento da cidade. “Tem caminhoneiro que está ali há mais de 20 anos, mas outros foram para lá depois que foram retirados do Entroncamento, quando as obras chegaram ali. O progresso é inevitável e nós que moramos e militamos na área ficamos felizes, porque bairros como Castanheira, Marambaia e Entroncamento já vinham sendo bem servidos de escolas, estabelecimentos comerciais, mas faltava a urbanização, e o que o BRT está levando para essas áreas é exatamente isso. O que ocorre é que agora ficou inviável para o morador conviver com esses caminhoneiros na porta de suas casas e, por mais compreensão que tenha entre ambas as partes, há um choque de interesses que tem levado quase ao caos”, ponderou o vereador Mauro Freitas (PSDC), proponente da sessão.

Representantes dos moradores e dos caminhoneiros fizeram uso da palavra, mas todos saíram de lá com a convicção de que os caminhoneiros terão de deixar o local, até porque, por uma determinação do Ministério Público do Estado, em nome do promotor Isaías Medeiros de Oliveira, a Prefeitura de Belém tem até o próximo sábado, 28, para tomar “providências de fiscalizar e retirar os veículos estacionados irregularmente no acostamento da Avenida Augusto Montenegro e nas travessas do Conjunto da Cohab”.

“É muito claro para mim que o impasse não é mais quanto à ocupação da via, porque a via é pública e já há uma ordem do Ministério Público para desobstruí-la. O impasse é para onde eles vão. Eles é que precisam de um tempo para decidir se vão se organizar enquanto cooperativas, se irão alugar um espaço, etc. Nesta sexta-feira, 27, estarei remetendo ao MP um relato sobre a sessão, informando que o vereador Mauro Freitas se prontificou a recebê-los em uma reunião na próxima semana para dar todo o suporte para que eles organizem essa saída, por isso vamos solicitar uma prorrogação de 30 dias para a execução da ordem do MP”, disse Maisa Tobias, titular da Semob. “O trabalho prestado por esses caminhoneiros é de fins lucrativos, não cabe ao poder público transferi-los para outro lugar. São eles que precisam de tempo para definir para onde vão. Temos certeza de que, com a prorrogação desse prazo, eles próprios já terão saído do local”, completou.

Texto: Esperança Bessa
Foto: Tássia Barros – Comus
Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SEMOB)