População de Outeiro recebe serviços de emissão de cartões Passe Fácil em ação da Prefeitura, neste sábado, 13

O distrito de Outeiro completa 131 anos no domingo, dia 14 de abril. Em comemoração à data, a Prefeitura de Belém realizou uma programação que constou de ações de cidadania, no horário de 8 às 12 horas deste sábado, dia 13, na Escola Municipal Pedro Demo, localizada na área conhecida como Pistão.

A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) participou da ação com a prestação de serviços de emissão do Cartão Passe Fácil e ações de educação para o trânsito, por meio de atividades lúdicas para crianças, distribuição de material educativo e orientações sobre a conduta segura no trânsito. Ao todo foram realizados 85 atendimentos.

Perto de casa

A ação itinerante de emissão de cartões Passe Fácil  é comandada pela Coordenadoria de Atendimento ao Usuário (Coau) da Semob,  em parceria com o Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo de Belém (Setransbel).

A coordenadora Patrícia Ellen da Conceição reforça a importância de realizar essas ações nos distritos de Belém, facilitando o acesso da população a esses serviços fundamentais, aproximando ainda mais os serviços prestados pela Semob da população.

“É importante que esses serviços cheguem a essa população, uma vez que muitos usuários têm dificuldade de se deslocar até os postos de atendimentos e costumam aproveitar essas oportunidades de atendimentos, em seu local de residência, principalmente no sábado, quando a maioria está de folga” , pontuou a  coordenadora da Coau.

A dona de casa Maria Marta Barbosa mora no bairro Água Boa. Ela aproveitou a oportunidade perto da casa dela e levou os netos Bruno Guilherme, 11, e Hanna Gabriela Silva Costa, 8 para atendimento de emissão de meia-passagem. “Perdi uma ação realizada em Outeiro.  Agora não dormi no ponto e cheguei cedo”, comentou.

Aproveitando a folga

O pedreiro Paulo de Santos Souza  solicitou o cartão Sênior.  Ele trabalha na obra do BRT e não tem tempo, durante a semana, para ir ao posto da Pedreira. “Foi bom, perto de casa e num sábado de folga. O atendimento foi bom e bem rápido. Fui bem recebido”, pontuou o pedreiro.

O ajudante de pedreiro, Fábio  Fabrício Pereira Simão, perdeu o cartão Especial, que lhe dá direto à gratuidade no transporte coletivo. Como não tem tempo para ir ao posto da Semob, na Pedreira , solicitar a 2ª via, está pagando passagem de ônibus.

Fábio aproveitou a folga e tratou de buscar atendimento. “Muito boa a iniciativa, principalmente,  para quem não tem tempo de ir ao posto da Semob solicitar o serviço. A ação aconteceu perto de casa e num sábado,  o que possibilitou o meu acesso  e o que é melhor  sem precisar pagar a taxa de 2ª via”, disse.

Orientação

O estudante de Geoprocessamento, Clever Cley Corrâa Bulhões, mora em Outeiro e considerou importante a iniciativa.  Ele aproveitou para solicitar a 2ª via da meia-passagem, pois está sem o benefício desde 2016. “Infelizmente não conseguiu, porque precisava da declaração original da escola. Mas, valeu a pena. Pude receber orientação de como conseguir a segunda via da minha meia-passagem”, pontuou o universitário.

Segurança no trânsito

A chefe de Divisão de Educação para o Trânsito (CDET), Tatiane Pinheiro, deu orientações à criançada sobre  regras de segurança no trânsito, como atravessar na faixa de segurança olhando para ambos lados, saber o significado das cores do semáforo, para que serve e em que momento pode atravessar na faixa de pedestres, adotar conduta segura no trânsito, entre outros ensinamentos.

Ela explicou as atribuições da Semob no trânsito, como a fiscalização,  sinalização e ações que visem condutas de segurança a exemplo dos itens necessários ao andar de bicicleta, como capacete, joelheira e cotoveleira.

É de pequeno que se aprende sobre a importância de andar de forma segura no trânsito,  seja como pedestre, como ciclista, como condutor de veículos (carro e moto). As ações educativas, realizadas pela Semob, visam conseguir levar não só a dinâmica lúdica, mas trabalhar com o público externo sobre a preservação da vida no trânsito.

“É importante mostrar que trânsito é vida, que o cidadão pode  sair de casa, seja como pedestre, de bicicleta, de moto ou de carro, tendo a certeza de que retornará em segurança”, disse Tatiane Pinheiro.

Lúdico

“É uma dinâmica muito boa. A criança aprende  brincando, principalmente, se tratando de Educação para o Trânsito”, observou a pescadora artesanal, mãe das meninas Maísa Laíse, 7 e Dulce Vitória, 5, que participaram das atividades educativas.

A dona de casa Cristina Costa levou a filha Emilly, 8,  para passear na ação cidadã e aprovou a dinâmica do jogão educativo. “A criança brinca, se distrai, aprende e educa depois o adulto”, observou.

“Muito bom! Ótimo. No trânsito ninguém respeita ninguém.  A criança é nosso futuro.  Aprender desde cedo para educar os adultos” , enfatizou o operador de lixadeira Valdo Miranda.

Atendimentos

A Semob realizou 85 atendimentos, sendo 69 do Passe Fácil. Desse total, 17 emissões de 1ª via de meia-passagem; 8  de cartão Sênior( 1ª e 2ª vias), 2 agendamentos de 1ª via e uma solicitação de 2ª  via do cartão Especial; 9 casos de biometria facial, e  32 estudantes receberam  orientações em geral.

Durante a ação educativa,  os agentes de Educação para o trânsito atenderam 16 crianças com palestra seguida de jogo educativo, com atividades lúdicas e orientação sobre segurança no trânsito.

Texto:

Rosangela Gusmao